Exame Urina Tipo I

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

O Exame Urina Tipo I é um teste comum para identificar ou monitorar certas condições de saúde. Para isso, é feita uma análise de aspectos visuais, químicos e microscópicos da sua urina.

O que é o Exame Urina Tipo I?

Um Exame Urina Tipo I é um teste que examina os aspectos visuais, químicos e microscópicos da sua urina. Pode incluir uma variedade de testes que detectam e medem vários compostos que passam pela urina usando uma única amostra de urina.

Os profissionais de saúde costumam usar o Exame Urina Tipo I para identificar ou monitorar certas condições de saúde comuns, como doenças hepáticas, doenças renais e diabetes, e para diagnosticar infecções do trato urinário (ITUs).

Embora vários aspectos diferentes de sua saúde possam ser testados com uma amostra de urina, seu médico escolherá quais exames solicitar em um exame de urina, dependendo de seus sintomas e situação.

Para que serve o Exame Urina Tipo I?

O Exame Urina Tipo I pode ser realizado por vários motivos:

• Para verificar sua saúde geral. Um exame de urina pode fazer parte de um exame médico de rotina, exame de gravidez ou preparação pré-operatória. Ou pode ser usado para rastrear uma variedade de distúrbios, como diabetes, doença renal ou doença hepática, quando você é internado em um hospital.
  • Para diagnosticar uma condição médica. Um exame de urina pode ser solicitado se você tiver dor abdominal, dor nas costas, micção frequente ou dolorosa, sangue na urina ou outros problemas urinários. Um exame de urina pode ajudar a diagnosticar a causa desses sinais e sintomas.
  • Para monitorar uma condição médica. Se você foi diagnosticado com uma condição médica, como doença renal ou infecção do trato urinário, seu médico pode recomendar testar sua urina regularmente para monitorar sua condição e tratamento.

Valores de referência do Exame Urina Tipo I

Os valores de referência do Exame Urina Tipo I devem ser:

• pH: 5,5 e 7,5;
  • Densidade: de 1.005 a 1.030
  • Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Quando fazer o Exame Urina Tipo I?

Os profissionais de saúde solicitam um Exame Urina Tipo I por vários motivos, pois uma amostra de urina pode fornecer muitas informações sobre sua saúde, incluindo:

• Como parte de seu exame médico de rotina para detectar sinais precoces de certas condições de saúde.
  • Avaliar se você está enfrentando sinais e sintomas de certas condições de saúde, como diabetes ou doença renal.
  • Para monitorar certas condições de saúde para as quais você está recebendo tratamento, como diabetes ou doença renal.
  • Para diagnosticar uma infecção do trato urinário (ITU).
  • Se você foi internado em um hospital.
  • Como um check-up preparatório para a cirurgia

Quanto custa exame urina tipo i?

O preço do exame urina tipo i custa o valor de A partir de R$ 15.

Assinantes SiM Mais tem desconto em exames laboratoriais, ficando no valor de R$ 11.

Quais as orientações para exame Urina Tipo I (preparatório)?

Realizar higienização da região genital com água e sabão. A coleta ideal para adultos é a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato e coletando o jato médio diretamente no frasco estéril