Endocrinologia

endocrinologia. clínica popular. popular.
Confira o preço A partir de: R$140
Telemedicina: R$ 90

O que é a Endocrinologia?

Endocrinologia é área médica que cuida de alterações nas glândulas endócrinas, órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.   É o especialista que avalia e trata as alterações metabólicas, hormonais e seu impacto no organismo.

Quando devo procurar o Endocrinologista?

Os hormônios regulam todo o funcionamento do corpo humano, tornando a área de atuação do endocrinologista muito vasta. O Endocrinologista pode, em conjunto com o acompanhamento de um nutricionista, tratar da obesidade, que pode estar sendo ocasionada por deficiências hormonais que impedem a perda do excesso de peso, além de tratar de doenças que acompanham a obesidade, como a diabetes.Disfunções hormonais também podem ocasionar problemas no nosso sistema reprodutor e no desenvolvimento de nossos músculos e ossos, podendo estar relacionadas a doenças como a osteoporose.Confira este vídeo do programa Você Bonita, da Tv Gazeta, sobre a endocrinologia:

Quais as principais áreas de atuação da endocrinologia?

Segundo a Soicedade Brasileira de Endocrinologia, a especialidade atua nos seguintes tratamentos:

Reposição Hormonal da Menopausa

A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue).É causada pela falta ou diminuição da insulina, hormônio com a função de manter a taxa de glicemia em níveis adequados.Se você tem excesso de peso, histórico de diabetes na família, hipertensão ou alterações da gordura no sangue, procure um endocrinologista pois você está com risco de ter diabetes

Obesidade

A obesidade representa um risco para a saúde as crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como: doenças no coração, risco de desenvolver diabetes e complicações ortopédicas devido ao excesso de peso.

Crescimento

Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Excesso de Pelos

Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura podem estar com produção excessiva de testosterona o outros hormônios masculinos.

Doenças da Glândula Supra-Renal

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem significar problemas na glândula supra-renal.

Doenças da Hipófise

Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do numero do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Colesterol e Triglicerídeos

A alimentação inadequada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Andropausa

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

Tireoide

Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

Sintomas Relacionados

Alterações no crescimento, ganho de peso, disfunção da tireoide, sintomas da diabetes.

Exames Relacionados

Ultrassonografia, Exames Laboratóriais (T3, T4, estrogênio, progesterona), Densitometria Óssea
Fontes
 http://emagrecimento.masterhealth.com.br/nutricao/quem-e-o-endocrinologista/
https://www.endocrino.org.br/endocrinologistas-conheca-o-que-eles-podem-fazer-por-sua-saude/