Clínica Geral

O que é nefrologia?

mulher massageando as costas com dor nos rins nefrologia clinica popular

Cada especialidade médica possui um foco diferente, levando em conta os órgãos, os sintomas e até a faixa etária da pessoa. Conhecer cada uma delas ajuda você na hora de saber qual o médico que deve consultar. Por isso, neste artigo vamos entender o que é nefrologia e o que faz um médico nefrologista.

Você conhece as funções dos rins no nosso organismo, certo? Responsável por filtrar e retirar dejetos do sangue, é um órgão de extrema importância para o bom funcionamento dos órgãos e do corpo como um todo.

O que é nefrologia?

A nefrologia é a especialidade médica focada no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças renais que afetam o sistema urinário. Os profissionais especializados em nefrologia são chamados de nefrologistas.

Acima, abordamos brevemente sobre o que é nefrologia e vimos que esta é uma especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento clínico de doenças que acometem o sistema urinário.

O seu foco é nos rins, assim como explica a etimologia de origem grega da palavra nefrologia, na qual “nephros” é rim e “logia” é tratamento.

O néfron, unidade anatômica e funcional do rim, pode ser o foco de diversas doenças e problemas abordados por essa especialidade, como a insuficiência renal, cálculo renal, nefrites, infecções urinárias e demais enfermidades.

As causas dessas doenças podem estar relacionadas tanto com condições genéticas quanto por maus hábitos do dia a dia que causam prejuízo. O estado de saúde de outros órgãos também podem afetar os rins, assim como os próprios medicamentos, que podem causar lesões na região.

Como o rim é um órgão que filtra e limpa o sangue, quando doente, pode gerar sintomas como cólicas, dor na região da lombar e alterações no trato urinário. Além disso, pode acabar formando cálculos, ou “pedras” como comumente é chamado.

Você deve estar se perguntando qual a relação da nefrologia com a urologia, especialidade muito parecida que também atua no sistema urinário. Vamos entender melhor sobre isso no próximo tópico, confira!

Diferenças entre nefrologia e urologia

É bastante comum confundir nefrologia e urologia, já que as duas acabam se complementando. Veja só: a nefrologia é responsável por tratar dos sintomas clínicos dos rins, enquanto a urologia é uma especialidade cirúrgica, voltada ao trato urinário.

Portanto, quando é identificado que a doença renal não precisa de intervenção cirúrgica e pode ser tratada através de medicamentos, é com o nefrologista que você irá consultar e se tratar. No momento em que precisar de cirurgia, é o urologista que irá ajudá-lo.

Geralmente, quando um paciente apresenta sintomas renais ou urinários, ele procura o urologista por ser uma especialidade mais conhecida. E não está errado, pois assim que o urologista investiga as causas e vê que se trata de disfunção renal, ele encaminha o paciente para o nefrologista.

Podemos finalizar dizendo que o nefrologista é especializado nas questões relativas aos rins, podendo diagnosticar casos de cálculos, lesões, tumores, insuficiência renal e também quando o caso é transplante do órgão.

Quando procurar um nefrologista?

Primeiramente, saiba que é comum que a grande parte dos problemas nos rins aconteçam quando a pessoa já está em sua fase adulta, independente do sexo. Por isso, a partir de certa idade é recomendado ter um cuidado extra com o órgão, prestando atenção nos sintomas que surgirem.

Existem diversas formas de se chegar até um nefrologista. Como já falamos, a consulta pode ser indicada por um médico clínico geral ou por um urologista. Se caso a pessoa já sabe o que é nefrologia e os sintomas que está sentindo, ela poderá ir direto neste médico.

Para saber se os seus problemas estão relacionados à nefrologia, fique atento aos seguintes sintomas:

  • Dor nas costas (região da lombar)
  • Dor ao urinar
  • Cólicas
  • Alterações na urina, como na cor, no cheiro, no volume e com presença de sangue ou espuma

Se sentir qualquer um desses sintomas ou mais, já está na hora de procurar um médico nefrologista. Na consulta, o diagnóstico base é feito através de exames laboratoriais da urina e do sangue, assim como de imagem, com ultrassonografia.

A partir disso, independente de precisar de um tratamento longo ou não, o paciente terá um acompanhamento a longo prazo do médico, até o fim dos sintomas encontrados.

Quais as doenças tratadas pelo nefrologista?

Existem muitas doenças relacionadas ao sistema renal que podem ser tratadas pelo nefrologista e elas podem vir em diferentes graus de gravidade, podendo exigir até a retirada do rim, atividade chamada de nefrectomia. Veja as principais doenças:

Insuficiência renal

A principal doença tratada pelo nefrologista, a insuficiência renal é quando as capacidades básicas do órgão ficam comprometidas, podendo afetar um ou os dois rins.

Dessa forma, o rim fica enfraquecido, em consequência de alguma lesão feita por medicamento ou doença que acomete outras partes do corpo, como a diabetes.

Cálculo renal

As famosas “pedras nos rins”, o cálculo renal, como falamos mais acima, é a formação de pedras causadas pelas impurezas da qual o rim deveria filtrar. Essas pedras ficam acumuladas na estrutura do rim e causam dores agudas.

Assim que percebidas, o cálculo renal deve ser tratado com rapidez com o objetivo de não deixar que cresçam mais. Dependendo da gravidade, podem ser facilmente expelidas pelo xixi, com ajuda de medicamentos. Em casos mais graves é necessário retirar com cirurgia.

Cistos

Os cistos renais são bolhas preenchidas de líquido e que podem aparecer no rim. Geralmente surgem em pacientes com mais ou a partir de 40 anos e podem acabar crescendo, causando cada vez mais dor.

Em casos mais graves, os cistos podem evoluir para a doença renal policística. Apesar de não serem cancerígenos, podem crescer bastante e causar sintomas como pressão alta, dor nas costas e/ou nas laterais e barriga inchada.

Tumor nos rins

Mesmo sendo um caso mais raro, é possível desenvolver tumor nos rins e, infelizmente, a grande maioria são malignos. Inicialmente, não são sentidos os sintomas, mas quando o câncer está mais desenvolvido, sintomas como sangue na urina, dores nas costas e nas laterais, perda de apetite e de peso, cansaço e anemia começam a surgir.

Como é feito o exame de nefrologia?

O paciente realiza a coleta de uma amostra de urina em um intervalo de tempo específico, normalmente pela manhã. Em seguida, a amostra é examinada para detectar a presença de possíveis indicadores de culturas bacterianas, como proteínas, glicose, cristais, leucócitos e outros elementos que possam estar presentes.

Já sabe o que é nefrologia e precisa de um médico? Marque sua consulta!

Agora que você entendeu o que é nefrologia, qual a diferença dessa especialidade quanto à urologia e quais as doenças e sintomas que podem ocorrer nos rins, que tal marcar sua consulta com um especialista da área?

Além das doenças que citamos aqui, ainda existem diversos outros tipos de doenças em que o tratamento fica a cargo do nefrologista. Portanto, não deixe sua saúde em segundo lugar, ouça seu corpo e procure por tratamentos adequados.

Marque sua consulta com um nefrologista na Clínica SiM!