Odontologia

Carvão ativado para clarear os dentes: mito ou verdade?

clareamento dental com carvão ativado na clínica sim

Atualmente, muito se fala dos benefícios do carvão ativado e seu uso em diversas funções, em especial no clareamento dentário. Entretanto, seu uso terapêutico não é considerado exatamente uma novidade, estudos demonstram que o carvão vegetal era utilizado em diversas culturas antigas como egípcios, índios americanos e gregos.

Contudo, foi apenas quando, em meados do século XIX, o farmacêutico francês Gabriel Bertrand consumiu publicamente uma quantidade fatal de trióxido de arsênio (capaz de matar 150 pessoas) e não demonstrou efeitos significativos. Isso porque ele havia adicionado à substância uma quantidade de carvão ativado.

Carvão ativado tem sido bem-sucedido no combate a intoxicações e envenenamentos por conta de sua capacidade de absorver tais substâncias. Entretanto, muito se discute seus outros meios de utilização como, por exemplo, com foco na estética, em especial na ação clareadora dos dentes.

Veja mais: Aparelho depois dos 30 adianta?

Veja mais: Benefícios da lente de contato dental

Carvão ativado é eficaz no clareamento dentário?

A resposta para essa pergunta é mais complexa. Especialistas em odontologia alertam para esse tipo de clareamento dentário pois muitas vezes podem trazer consequências irreparáveis a médio longo prazo.

Isso acontece porque o carvão ativado é uma substancia extremamente abrasiva, sendo assim, quando utilizada dessa forma entra em contato com a camada mais externa do dente, ele a desgasta, removendo detritos e deixando o dente mais claro, entretanto, nesse processo ocorre a deterioração da camada mais externa do dente, o deixando mais suscetível a dores, podendo até causar perda da vitalidade dental.

Assim como o carvão ativado, outras maneiras para clarear os dentes que estão surgindo, entretanto, é importante ressaltar que não existem testes ou literatura na área que comprove a eficácia e os riscos totais da utilização destes compostos.

Clareamento dentário com segurança

Segundo o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Associação Brasileira de Odontologia, existem duas maneiras seguras de fazer o clareamento dental, sendo elas: clareamento caseiro e o clareamento de consultório. Ambos, tanto o tratamento caseiro quanto o de consultório devem ter o auxílio do dentista e temos ambas na Clínica SiM.

O clareamento caseiro ocorre de maneira mais lenta, pois é feita uma placa de que o paciente leva para casa e aplica sozinho, são necessárias várias aplicações e o processo é lento. Já a segunda, acontece dentro do consultório e é aplicada pelo dentista, necessitando apenas duas ou três aplicações, normalmente.

Dito isso, é importante ratificar que a visita regular ao dentista de seis em seis meses é o ideal para monitoramento e prevenção de problemas de saúde bucal. Aqui na Clínica SiM você encontra profissionais especializados em diversas áreas da odontologia, inclusive em clareamento dentário, marque sua consulta e conquiste o sorriso dos seus sonhos.