Saúde da Mulher Saúde do homem

Nefrologista ou urologista: qual médico devo procurar?

paciente sendo atendido por nefrologista ou urologista

Você já se pegou em dúvida se deveria buscar um nefrologista ou urologista? As especialidades nefrologia e urologia podem parecer semelhantes por atuarem  de maneira complementares em doenças relacionada ao sistema urinário. Entretanto, suas funções são bem distintas e, por isso, muitas  vezes ocorre uma confusão em saber quem procurar quando surge algum tipo de problema.

Pensando nisso, achamos que seria interessante esclarecer essa dúvida e apresentar suas principais diferenças.

Nefrologista

O nefrologista é um médico especializado em nefrologia, que é a área da medicina dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos rins e ao sistema urinário. Esses profissionais têm treinamento avançado para lidar com uma variedade de condições renais, desde distúrbios comuns até problemas mais complexos.

O que o nefrologista examina?

Alguns dos aspectos que um nefrologista examina incluem:

Doenças Renais

Avaliação e tratamento de condições como glomerulonefrite, nefropatia diabética, doença renal policística, insuficiência renal aguda ou crônica, entre outras.

Distúrbios do Equilíbrio Hidroeletrolítico

Monitoramento dos níveis de eletrólitos no sangue, como sódio, potássio e cálcio, para garantir o equilíbrio adequado.

Pressão Arterial

Gerenciamento da pressão arterial, pois a hipertensão é uma causa comum de doença renal.

Avaliação da Função Renal

Análise da função dos rins por meio de exames de sangue e urina, incluindo a taxa de filtração glomerular (TFG).

Doenças do Trato Urinário Inferior

Tratamento de condições que afetam o trato urinário inferior, como infecções do trato urinário.

Quando procurar um nefrologista?

  • Se houver sintomas de doença renal, como inchaço nas pernas, alterações na frequência urinária, sangue na urina ou pressão arterial elevada.
  • Se houver histórico familiar de doença renal.
  • Se a função renal estiver comprometida ou se houver doenças crônicas que possam afetar os rins, como diabetes ou hipertensão.

Urologista

O urologista é um médico especializado em urologia, uma área da medicina que abrange o diagnóstico e tratamento de condições relacionadas ao sistema urinário em ambos os sexos e ao sistema reprodutivo masculino. Os urologistas são treinados para lidar com uma ampla gama de condições, desde problemas comuns até condições mais complexas.

O que o urologista examina?

Distúrbios do Trato Urinário

Tratamento de condições como infecções urinárias, incontinência urinária, cistite e uretrite.

Câncer Urogenital

Diagnóstico e tratamento de cânceres relacionados ao trato urinário e órgãos reprodutivos, incluindo câncer de próstata, bexiga, rins, testículos, entre outros.

Disfunção Erétil e Infertilidade Masculina

Avaliação e tratamento de questões relacionadas à saúde sexual masculina, incluindo disfunção erétil e problemas de fertilidade.

Pedras nos Rins

Tratamento de cálculos renais, incluindo sua remoção e prevenção.

Problemas de Próstata

Avaliação e tratamento de condições relacionadas à próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer de próstata.

Quando procurar um urologista?

  • Em casos de dor ou desconforto ao urinar.
  • Se houver sangue na urina.
  • Para exames de rotina da próstata em homens, especialmente após uma certa idade.
  • Se houver suspeita de problemas de fertilidade masculina.
  • Em casos de disfunção erétil.
  • Se houver histórico familiar de câncer urogenital.

Em geral, se houver sinais de problemas no sistema urinário ou reprodutivo, é aconselhável procurar a orientação do médico especializado correspondente (nefrologista ou urologista) para avaliação e tratamento adequados.

Qual a diferença entre urologista e nefrologista?

A nomenclatura nefros vem do grego e significa rins. Sendo assim,  pela etimologia fica claro que o nefrologista é o responsável exatamente pelo trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, entretanto, é uma especialidade exclusivamente clínica. Assim sendo, a competência cirúrgica das doenças relacionadas aos rins fica ao encargo da urologia.

O nefrologista trata de doenças como insuficiência renal, complicações renais de doenças autoimunes, hipertensão arterial, infecção urinária cálculo renal de repetição, entre outras. Sua atuação é clínica, podendo fazer tratamentos por meio de remédios, exames e orientações médicas.

Sendo complementar a nefrologia, a urologia trata de doenças também relacionadas ao sistema urinário masculino e feminino, entretanto, seu principal foco são os procedimentos cirúrgicos. Trabalhando em conjunto de maneira mais ativa em procedimentos e pacientes transplantados.

O médico urologista também é responsável por doenças relacionadas ao sistemas reprodutor masculino, próstata, pênis e testículos. Por conta disso, é muito comparado ao ginecologista, que cuida do sistema reprodutor feminino. Entretanto, mulheres também podem e devem procurar o urologista em determinados casos.

Então, qual especialidade devo procurar?

As mulheres devem procurar o urologista quando apresentarem problemas urológicos, tais como, incontinência urinária e infecção urinária, especialmente as de repetição — para avaliar os riscos de câncer de bexiga, por exemplo. É comum que as mulheres consultem um ginecologista quando apresentam sintomas dessas doenças, mas o urologista é o especialista mais indicado para tratar dessas condições.

Entretanto, não existe uma resposta pronta para essa pergunta, sempre irá depender dos sintomas apresentados pelo paciente em questão. Contudo, normalmente o próprio médico pode indicar quando deverá ocorrer a consulta pela outra especialidade.

Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.