Vida Saudável

O que faz uma clínica popular?

Foto da Clínica SiM Clínica Popular

O cenário atual não está favorável para aqueles que precisam escolher entre os planos de saúde com mensalidades cada vez mais altas ou o sobrecarregado Sistema Único de Saúde (SUS). A sociedade precisa de auxílio e as clínicas populares se tornaram a principal alternativa.

Mesmo tendo surgido há anos atrás, somente agora que as clínicas populares estão caindo no gosto da sociedade. Estão em pleno crescimento, principalmente devido à crise econômica.

Isso porque as pessoas começaram a ver que é possível ter acesso à saúde de qualidade mesmo com baixa renda. E ainda: receber atendimento mais rápido do que no SUS e com profissionais qualificados em diferentes especialidades.

Essas são apenas algumas das vantagens, pois existem muitos outros benefícios que você vai ver a seguir. Continue a leitura para saber o que é uma clínica popular e qual sua importância para a sociedade brasileira.

O que é uma clínica popular?

A clínica popular, como falamos acima, é uma modalidade mais acessível de atendimento médico que veio para beneficiar a população que não pode mais pagar as altas mensalidades dos convênios de saúde particulares. Além de ser uma alternativa mais ágil e menos burocrática que o SUS.

Esse modelo surgiu nos anos 1990, tendo o mesmo foco desde o seu início até hoje. Porém, somente agora que as clínicas populares começaram a ser bem vistas, pois no começo as pessoas não confiavam na qualidade do serviço.

Hoje a situação é diferente. Mesmo o SUS ainda sendo o mais recomendado para casos de saúde com maior gravidade e complexidade, as clínicas populares têm o papel de atender a alta demanda que o sistema público não consegue suprir: os casos primários e secundários.

As clínicas populares também oferecem consultas e exames com valores bem mais abaixo que o comum do mercado, facilitando o acesso à saúde. Na pandemia, esse modelo de atendimento também se tornou ainda mais popular por ser mais eficiente que o SUS.

Como funciona uma clínica popular?

Em relação ao funcionamento de uma clínica popular, podemos dizer que é similar ao atendimento particular, com a maior diferença (e vantagem) sendo no valor pago. Sendo assim, as franquias oferecem serviços em uma quantidade determinada, recebendo taxas proporcionais à cada realização de consulta.

Porém, cada clínica pode aderir a um diferente tipo de operação. Por exemplo, algumas podem optar pelo modelo estadunidense, em que o funcionamento leva em conta os níveis de especialização e as consultas são pré-agendadas. Nesse caso, os pacientes com doenças mais comuns recebem o resultado na hora, daí a agilidade do processo.

Outras modalidades funcionam com um maior foco em exames e consultas, podendo até ter um maior acompanhamento em doenças crônicas. E ainda há as que exigem pagamento adiantado, outras com pagamento feito na hora da consulta ou do exame e também as que atuam com internações, cirurgias simples ou tratamentos diferenciados.

Benefícios desse modelo de atendimento

Já citamos várias vantagens de escolher a clínica popular para ter atendimento de qualidade, com economia e agilidade. Mas existem mais pontos importantes a citar, veja abaixo:

Facilidade para agendar consultas e se tratar

Como o objetivo desse modelo de atendimento é oferecer ao paciente acesso rápido e prático aos profissionais da saúde, esse também se torna um dos maiores benefícios para a população.

A facilidade está tanto na hora de agendar sua consulta ou exame, que acontece de forma simples e pode até ser marcada no mesmo dia ou semana, quanto no momento de tratar as condições mais comuns, como gripes, resfriados, dores diversas e mais.

Assistência acessível e humanizada

Como já abordamos aqui, o valor das consultas e exames numa clínica popular é mais em conta do que nas particulares, garantindo assistência acessível, com qualidade, individualidade e o melhor: de forma humanizada.

E conforme essa modalidade se torna mais popular, mais ela será reconhecida no mercado e valorizada pelos profissionais da saúde e população. Isso acaba melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados.

Menos burocracias

Quando comparado às outras opções de atendimento médico, como o SUS e os convênios, a burocracia é bem menor. Coisas como taxas extras e carências na hora da realização do exame ou consulta não são adotadas nesse método de atendimento.

O que pode existir, mas de forma benéfica ao paciente, são os programas de fidelidades. Estes, inclusive, podem oferecer benefícios extras, como planos funerários.

Sem filas de espera

Outra característica bastante valorizada é o fato de não precisar esperar muito tempo para ser atendido, nem para consultas e nem para exames.

Enquanto no sistema público os pacientes podem esperar meses, nas clínicas populares você pode ser atendido no mesmo dia ou no máximo na semana.

Variedade de especialistas

Dependendo do tamanho de cada clínica, é possível oferecer um grande leque de especialidades médicas e terapêuticas. Normalmente, existem os serviços mais procurados e que constam na maioria das clínicas populares, como:

Clínica médica geral
Ortopedia
Cardiologia
Pediatria
Urologia
Ginecologia
Oftalmologia
Dermatologia
Otorrinolaringologia
Gastroenterologia
Odontologia

Essas são apenas as principais, ainda existem várias outras especialidades que esse modelo pode abranger, sendo praticamente todas. Portanto, o paciente pode ter um acesso completo a vários médicos e especialistas, a fim de manter sua saúde sempre em alta.

Os exames também são bastante abrangentes, como os de sangue, ultrassom (normal e obstétrico), raio-x, mamografia, endoscopia, eletrocardiograma, biópsias, ecocardiograma e assim por diante.
Encontre a clínica popular mais perto de você e aproveite!
Agora você já conhece todos os benefícios que uma clínica popular pode proporcionar, sua importância e o como ela funciona, já pode procurar a que mais se encaixa nas suas necessidades!

Seja qual for a sua demanda de saúde, você poderá ser bem atendido por diversos profissionais de diferentes áreas. Na Clínica SiM, você encontra médicos qualificados e preparados para entender e atender seu caso com muita dedicação.

Quer saber mais sobre como agendar sua consulta? Acesse nosso site e entre em contato!