Odontologia

Retração da gengiva: o que é e como prevenir

paciente realizando consulta com dentista da clínica sim para tratar retração na gengiva

Mesmo com os cuidados regulares e uma ótima higiene bucal alguns problemas podem surgir. Um deles é a retração da gengiva, também conhecida como recessão gengival, tem causas variadas e pode comprometer a saúde bucal caso não seja tratada a tempo, podendo causar a perda dos dentes afetados.

Veja mais: Carvão ativado para clarear os dentes: mito ou verdade?

Segundo a odontologia, a retração gengival ocorre quando existe a redução do espaço de da gengiva na cobertura do dente, o deixando mais exposto, podendo gerar dor, sensibilidade e evoluir para uma infecção. O fenômeno vem se tornando cada vez mais frequente devido ao envelhecimento da população, entretanto, outros fatores pesam bastante.

Segundo pesquisas na área da odontologia, as principais causas da recessão gengival são saúde bucal ruim, aplicação de força demasiada na escovação ou no uso de fio dental, genética, ranger dos dentes, posição anormal de algum dente e trauma no tecido da gengiva.

Para a odontologia, a falta de manutenção na limpeza dentaria é um problema, entretanto, o uso da força demasiada na escovação e na utilização do fio dental também é. A higienização bucal não deve ser algo doloroso, sendo essencial escolher escovas de cerdas macias para trazer mais conforto e prazer no cuidado diário. A manutenção da limpeza e a visita regular ao dentista, além evitar muitos outros problemas com a má saúde bucal, ajuda a diagnosticar de maneira mais rápida a problemática.

Assim como muitos outros problemas de saúde, a retração da gengiva também pode ter causas genéticas, ou seja, se seus pais sofrem desse problema, é importante realizar o monitoramento para não desenvolver o mesmo problema.

Outra causa do fenômeno é a posição anormal de algum dente que pode causar diversos problemas, a falta de alinhamento pode ser um dos motivos para a retração gengival. Assim como o trauma em algum dente ou gengiva que serve de suporte para o dente pode ser uma das causas.

Último, mas não menos importante, sendo uma das principais causas apontadas para retração da gengiva é o bruxismo, popularmente conhecido como ranger de dentes. Entretanto, o problema pode ser resolvido facilmente, uma opção é a adoção de uma placa para o repouso, entretanto, converse com seu dentista e veja a melhor solução para seu caso.

É importante destacar que o diagnóstico e o tratamento adequado da retração da gengiva são feitos no consultório odontológico. Com a observação e as orientações periódicas, fica mais fácil prevenir e controlar o problema.

Cuidar da saúde bucal é muito importante, ela é um dos indicadores para o seu bem-estar como um todo. Sendo assim, é importante realizar o monitoramento com dentista, pois uma infecção oral pode afetar a saúde corporal de maneira generalizada.

Essas são as principais causas da retração da gengiva, entretanto, o monitoramento com um profissional de odontologia é sempre a melhor indicação para evitar esse e outros problemas que podem surgir. Dito isso, é importante ratificar que a visita regular ao dentista de seis em seis meses é o ideal para monitoramento e prevenção de problemas de saúde bucal. Aqui na Clínica SiM você encontra profissionais especializados em diversas áreas da odontologia.