Vida Saudável

Nimesulida: para que serve, indicações, efeitos colaterais e cuidados

Cartela-nimesulida

A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) bastante utilizado para aliviar dores e inflamações agudas. Apesar de ser um medicamento comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a nimesulida, como para que serve, quais são os efeitos colaterais, como tomar corretamente, entre outras questões. Por isso, neste artigo, vamos responder às cinco perguntas mais frequentes sobre a nimesulida, trazendo informações importantes para quem precisa utilizar esse medicamento. Se você tem dúvidas sobre a nimesulida, continue lendo este artigo e descubra tudo o que precisa saber.

Para que serve a nimesulida?

A nimesulida é indicada para o tratamento de inflamações e dores agudas, como dores de cabeça, dores musculares e articulares, cólicas menstruais e dores de dente, entre outras. O medicamento age inibindo a produção de prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pela inflamação e dor.

Quais são os efeitos colaterais ?

Assim como outros medicamentos, a nimesulida pode causar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos e diarreia. Também pode haver reações alérgicas, como coceira, urticária e inchaço no rosto e na língua. Em casos raros, pode ocorrer insuficiência hepática, sangramento gastrointestinal e problemas renais. É importante ressaltar que a nimesulida deve ser utilizada sob orientação médica e nunca em doses maiores ou por um período prolongado sem a devida autorização.

Como tomar a nimesulida?

A dose recomendada do remédio é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia, durante um período de até 5 dias. O medicamento deve ser tomado com um copo de água, de preferência após as refeições. É importante não exceder a dose recomendada e não utilizar a nimesulida por um período prolongado sem a orientação médica.

Como usar nimesulida para dor de gargante?

A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias. Em outros casos, os anti-inflamatórios servem como sintomáticos.

Quem não deve tomar nimesulida?

A nimesulida é contraindicada para pessoas com alergia à substância ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), com histórico de reações alérgicas a esses medicamentos, com problemas renais ou hepáticos graves, úlcera gástrica ou duodenal, entre outras condições. Gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças menores de 12 anos só devem utilizar a nimesulida sob orientação médica.

A nimesulida causa dependência?

Não há evidências de que a nimesulida cause dependência. Trata-se de um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) que age reduzindo a inflamação e a dor. No entanto, é importante utilizar o medicamento apenas sob orientação médica e não exceder a dose recomendada ou utilizar por um período prolongado sem a devida autorização.

Sempre conte com a orientação de seu médico

Como em todo medicamento, a nimesulidade também tem suas contra-indicações e muitas vezes a automedicação pode na verdade piorar o quadro de saúde da pessoa. Por isso antes de tomar qualquer medicamento, consulte antes um médico, mesmo que pelo serviço de Pronto Atendimento Online, para que você tome a decisão correta de qual tratamento irá te ajduar a ficar bem de saúde!