Gravidez e Bebês

Entendendo os sintomas da gravidez

foto de casal e sintomas da gravidez

A gravidez traz diversas mudanças para o corpo da mulher. Além do clássico atraso menstrual e do óbvio crescimento da barriga, há alterações nas mamas, no funcionamento do estômago e do intestino, no paladar, na pele, no humor e na disposição em geral.

Quer entender mais sobre os sintomas da gravidez? Confira aqui o que pode acontecer desde a primeira semana de gestação até o nascimento do bebê!

Sangramento vaginal

A implantação do embrião na parede do útero bem no início da gestação pode gerar um pequeno sangramento vaginal. De volume pequeno e com duração de apenas um dia, esse sangramento acaba ocorrendo próximo da data prevista para a menstruação, o que pode causar certa confusão.

Marcar consulta com Ginecologista
Preço R$ 89 a 109

Atraso menstrual

O atraso menstrual costuma ser o primeiro sintoma mais evidente a surgir, fazendo com que as mulheres suspeitem da gravidez e façam os primeiros testes. No entanto, algumas têm o ciclo menstrual muito irregular ou apresentam pequenos sangramentos no início da gravidez, o que mascara esse atraso.

Mamas volumosas e doloridas

Duas semanas após a fecundação, as alterações nas mamas já começam a surgir, já que as glândulas mamárias reconhecem os hormônios da gravidez e iniciam a preparação para o período de amamentação. Os seios ficam mais sensíveis ao toque, doloridos e inchados, tornando até o uso do sutiã mais desconfortável.

Além disso, ao longo da gravidez, a aréola vai ficando mais escura e mais larga e as veias na superfície das mamas se tornam mais visíveis, já que o fluxo sanguíneo para a região aumenta.

Alterações no paladar e desejos alimentares

Os hormônios deixam o paladar completamente alterado e a mulher passa a estranhar alimentos que normalmente adora e a amar refeições que nunca teve vontade de experimentar. É comum ainda surgir um gosto metálico na boca durante o dia que também altera o sabor dos alimentos.

Os famosos desejos também costumam aparecer durante diferentes fases da gravidez.

Náuseas e vômitos

Os famosos enjoos da gravidez são típicos durante o primeiro trimestre devido às alterações no paladar e à redução da velocidade de esvaziamento do estômago. Assim, a comida fica mais tempo parada e qualquer alimento levemente suspeito é rejeitado pelo corpo da mulher, um mecanismo de proteção do bebê.

Constipação intestinal e hemorróidas

Assim como o estômago se torna mais preguiçoso, os intestinos também reduzem a jornada de trabalho e a mulher começa a apresentar constipação intestinal e o aumento na eliminação de gases. Com as fezes mais endurecidas e o aumento da pressão abdominal sobre os vasos, é comum ainda surgirem as hemorróidas.

Cansaço e sono

Bem no início da gravidez, aparece outro dos possíveis sintomas da gravidez. O cansaço excessivo já pode surgir e tornar a rotina de trabalho e estudo insuportável. Acordar de manhã fica mais difícil, o corpo pede várias sonecas durante o dia e à noite tudo o que a grávida deseja é deitar em uma boa posição e dormir.

Embora esses sintomas sejam atribuídos aos hormônios da gravidez, é comum eles sumirem no segundo trimestre e só retornarem ao final dos nove meses, devido ao peso da barriga que sobrecarrega fisicamente o corpo da mulher.

Alterações no humor

Com tantos hormônios rodando pelo sangue, durante toda a gestação, a mulher se torna mais sensível, chorando sem motivo e tendo explosões de felicidade ou de raiva. Além disso, as ansiedades e os medos próprios do período podem aumentar ainda mais essas variações de humor, criando uma verdadeira “montanha russa” emocional.

Dores de cabeça

A soma do estresse, do cansaço e de alterações nas paredes dos vasos sanguíneos no cérebro faz com que muitas grávidas comecem a ter dor de cabeça durante a gestação ou que as crises piorem durante esse período.

Caso isso se torne frequente, o ideal é se consultar com um médico, para não ter dúvidas de que está tudo bem com a mãe e o bebê.

Corrimento vaginal

As alterações na flora bacteriana vaginal durante a gravidez tornam os corrimentos vaginais muito mais frequentes e volumosos, além de aumentar a frequência das crises de candidíase, que gera corrimentos esbranquiçados e grudentos, associados à sensação de irritação na pele da região genital.

Já conhece os sintomas da gravidez? Aprenda mais sobre a enxaqueca na gravidez e como você pode reduzir esse desconforto!

Marcar seu Pré-natal na Clínica SiM
Preço R$ 89 a 109