Produtividade Saúde e Trabalho Vida Saudável

Como evitar o novo coronavírus no trabalho

Com a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, é perfeitamente normal que ocorra uma intensificação por cuidados já tomados no ambiente de trabalho para evitar infecções por viroses ou algum tipo de antígeno.

Afinal de contas, são horas em um ambiente no qual o novo coronavírus tem um grande potencial de multiplicação. Falamos de um lugar onde pessoas ficam juntas por muito tempo, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, materiais e equipamentos onde o vírus pode se alojar por horas. Ou seja, um ambiente propício para a propagação da doença. Então, o que fazer?

Veja mais: 5 dicas para ficar longe de doenças renais

Veja mais: Verão 2020: o que fazer para manter a saúde

Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um documento que orienta funcionários e empregadores sobre como se prevenir do coronavírus (covid-19) no serviço. São dicas e instruções dividas por ambientes de trabalho que podem minimizar a propagação do vírus e trazer uma maior tranquilidade no ambiente. O diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, afirmou via Twitter que as estratégias apresentadas no artigo devem ser adotadas por empregados e empregadores mesmo se o país não apresentar muitos casos confirmados da doença. Visto que tais táticas, embora destinadas para o novo coronavírus, também ajudam a conter outras enfermidades contagiosas.

A seguir, compilamos os principais pontos apontados no artigo disponibilizado pela OMS. Confira:

Na estação de trabalho:

  • Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente. A contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19, bem como se outros antígenos como vírus da gripe e demais infecções.
  • Em caso de surto ou caso seja uma situação necessária, incitar o trabalho remoto. Ou seja, um esquema de home office, por exemplo, ajuda a evitar contatos desnecessários com os demais colegas. Além disso, os funcionários deixam de usar o transporte público, lugar onde há grandes aglomerações e onde correm grande riscos a exposição do vírus.

Na higiene respiratória:

  • Lenços descartáveis devem estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Além disso, são necessárias lixeiras com tampa próximas para jogar fora o papel adequadamente e diminuir as chances de contágio.
  • Caso esteja doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho. Os dirigentes nunca deveriam cobrar a presença de pessoas doentes no serviço.
  • Caso não tenha um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível.
  • Dispensadores com álcool-gel devem estar distribuídos em locais visíveis no decorrer do ambiente de trabalho. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
  • Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço.

Em viagens de trabalho:

  • Checar as últimas informações sobre o avanço nos casos do novo coronavírus no local onde pretende ir, bem como, se possível evitar lugares de grande circulação e/ou chance de contato nesses lugares.
  • Avalie os riscos e os benefícios da viagem. É possível postergar ou fazer uma reunião à distância? Talvez uma videochamada?
  • Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da covid-19. Exemplos: pessoas com diabetes e doenças pulmonares ou cardíacas.
  • Considere leve álcool em gel para a viagem e higienize as mãos, lavando e utilizando álcool, sempre que possível.
  • Pesquise quem contatar em caso de infecção pelo novo coronavírus e obedeça as autoridades sanitárias locais.
  • Ao voltar de um lugar com surto ativo, fique especialmente atento aos sintomas dessa doença respiratória por 14 dias, pois este é o tempo de incubação do vírus caso para manifestação de algum sintoma.
  • Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem, fique em casa, evite contato próximo com os familiares e entre em contato com um médico.

“Agora é o momento para se preparar contra a covid-19. Simples precauções podem fazer uma grande diferença. As ações que sugerimos protegerão os funcionários e até o negócio”, finaliza o documento da OMS.

Com essas ações simples no ambiente de trabalho e no dia a dia as chances de prevenção e controle do antígeno são expressivas. Dito isso, nós somos a maior redes de clínicas populares do Norte e Nordeste, nossa equipe é composta por especialistas em diversas áreas prontos para atendê-lo. Agende sua consulta e faça seu checkup anual conosco.