Tratamentos

Harmonização facial: saiba o que é e quais os procedimentos comuns

imagem de paciente realizando hamornização facial na clínica sim

A harmonização facial trata de uma técnica utilizada para corrigir imperfeições, promover alinhamentos nos ângulos da face ou até mesmo apenas realçar alguns pontos do rosto. Os procedimentos vêm se popularizando de alguns anos para cá por ser uma alternativa mais barata e menos agressiva, pois não é um procedimento não cirúrgico.

O procedimento pode ser realizado em homens ou mulheres. Para isso, é necessário começar com uma avaliação profissional, assim o especialista poderá fazer a medição das proporções horizontais e verticais afim de entender os melhores ajustes e realces para aplicar na região, tornando o rosto mais harmônico e simétrico.

No método da harmonização facial pode ser ajustado e realizado diversos procedimentos com intuito de chegar o resultado esperado, ou seja, é por meio dessas técnicas que a simetria e os realces desejados são alcançados.

Veja mais: Carvão ativado para clarear os dentes: mito ou verdade?

Agende sua consulta com Cirurgião Plástico
Preço R$ 109

Como é feita a harmonização fácil?

Conforme explicado, o procedimento necessita de um diagnóstico. O especialista vai fazer a medição das proporções horizontais e verticais e a partir daí será indicado quais são as modificações indicadas para alcançar o rosto mais harmônico, sempre conservando as linhas naturais do paciente.

Para os procedimentos é aplicado anestesia local ou bloqueadores, a depender do procedimento e seu grau de invasão, entretanto, geralmente os procedimentos levam de trinta a sessenta minutos e quase sempre o paciente pode retornar as atividades normalmente no outro dia.

As técnicas são variadas e o tempo de duração de seus resultados também. Dependendo do tratamento empregado para alcançar os resultados, os procedimentos podem ser permanentes ou ter duração temporária, sendo esses últimos de um a quatro anos de duração, dependendo de sua viscosidade.

Quais as principais técnicas utilizadas na harmonização facial?

Dentre as muitas técnicas utilizadas podemos destacar algumas que são as mais conhecidas e utilizadas para trazer os resultados esperados, algumas delas são elas:

  • Preenchimento facial: o procedimento consiste na aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora com intuito de aumentar ou repor o volume de determinadas partes do rosto, como maçãs do rosto e do queixo, bem como promover uma melhor definição dos contornos;
  • Preenchimento labial: esse procedimento também utiliza substâncias preenchedoras, mas para corrigir o tamanho e o formato dos lábios. Pode ser utilizada para resultados diversos, como dar mais volume aos lábios, remodelamento para deixá-los mais simétricos ou redesenhando o arco do cupido;
  • Preenchimento de sulcos e olheiras profundas: esse procedimento tem como objetivo nivelar sulcos, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem às olheiras profundas;
  • Toxina botulínica: trata-se de aplicação da toxina (botox) para levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha e suavizar rugas de expressão, como os pés de galinha e as linhas ao redor da boca;
  • Fios de sustentação: consiste na inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting ao tracionar os tecidos sem recorrer a técnicas cirúrgicas;
  • Peeling: consiste na aplicação de substâncias ácidas para promover uma leve descamação da camada mais externa da pele e estimular a renovação do tecido, suavizando linhas de expressão e promovendo um tom mais uniforme.

Como é o período de recuperação da harmonização facial?

Por não ser um tratamento cirúrgico, a harmonização do rosto tem uma recuperação simples e rápida. Em função das técnicas e o uso de agulhas, é normal haver um pouco de inchaço, mas não há necessidade de se afastar do trabalho. Bastante comum também uma vermelhidão na área, entretanto, não há necessidade de afastamento do trabalho.

As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição ao sol e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.

Quando posso ver os resultados?

Imediatamente, entretanto é importante ressaltar que o resultado final só será percebido realmente depois de 15 ou 30 dias, podendo ser reavaliado e feito algum retoque ou ajuste conforme revisão do especialista e a vontade do paciente.

Essas são algumas informações mais gerais sobre a harmonização facial, para um diagnóstico mais preciso temos especialistas em odontologia preparados para atendê-los e realizar a avaliação. Além disso, é importante ratificar que a visita regular ao dentista de seis em seis meses é o ideal para monitoramento e prevenção de problemas de saúde bucal. Aqui na Clínica SiM você encontra profissionais especializados em diversas áreas da odontologia e cirurgia plástica.