Vida Saudável

Atividade Física: benefícios e cuidados

pessoas se exercitando para ter uma vida saudável

A prática regular de atividade física pode trazer muitos benefícios para o corpo e para a mente de qualquer pessoa, sendo uma  etapa importante para se conquistar ma boa qualidade de vida.

Entretanto, devido a rotina apertada e corrida, algumas pessoas tendem a deixar de lado esta prática, muitas vezes associando este sedentarismo a uma alimentação desequilibrada e em horários desregulares, trazendo ainda mais riscos à saúde.

Preparamos então este artigo com alguns benefícios que você pode ter na sua vida com a prática de exercícios. Lembre-se também que você deve buscar fazer uma atividade física que te traga um momento de prazer também, podendo ser uma dança ou um esporte que seja do seu agrado.

Benefícios para o corpo e para a mente

A prática de forma regular de atividade física é sempre indicada para as pessoas de todas as idades.

Porém, as crianças que possuem menos de 12 anos precisam escolher praticar esporte como a dança ou futebol, por exemplo, pois são exercícios mais indicados para esta faixa etária. O recomendado é que as crianças não façam musculação, nem executem exercícios extenuantes todos os dias, mesmo que já estejam acima do peso.

De qualquer forma os benefícios gerados pela pratica de atividade física são;

  • Combate a obesidade e o excesso de peso;
  • Contribui na melhora da auto-estima;
  • Ajuda no desempenho com os estudos;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para aparência da pele.
  • Regula o funcionamento dos órgãos.
  • Ajuda no funcionamento do intestino.
  • Ajuda na prevenção e também controla as doenças cardiovasculares,
  • Ajuda no tratamento de diabetes, osteoporose e problemas respiratórios.
  • Quando aliada ao consumo correto dos alimentos, aumenta a perda de gordura e o ganho de massa magra.

Principais dicas para quem está começando a praticar exercícios

Os exercícios precisam ser praticados por todos, em qualquer idade e de forma regular, porém antes de iniciar a praticar exercícios, deve ser realizada uma consulta médica que vai verificar as articulações e o funcionamento cardíaco.

Lembre-se que os exercícios precisam ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, e sempre com supervisão de um profissional que vai te ajudar a realizar os exercícios da forma correta.

Lembre-se que quanto mais ativo você se torna, mais calorias vai conseguir queimar, já que aumenta o gasto energético.

Caso você não tenha problemas de saúde, os exercícios físicos precisam ser praticados sempre de modo que faça parte do cotidiano. É bom consultar um médico antes de começar.

Mas sem duvidas a melhor forma de controlar o peso é ter uma combinação de boa alimentação com a prática de exercícios físicos.

O recomendado é fazer um pouco de atividade física durante todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana.

Você não precisa passar horas praticando exercícios e suando sem parar, o ideal é fazer até o seu limite recomendado por um profissional.

Moderação também é importante

Todo mundo sabe que a pratica de atividades físicas melhora o desempenho do corpo e faz com que muitas dores que são sentidas em razão do sedentarismo, melhorem.

Mas tudo deve ser realizado com moderação e juntamente com uma alimentação balanceada, para que você obtenha mais resultados na perca de peso e ganho de massa corporal.

Quando você começa a praticar vai perceber que seu organismo funciona melhor e até mesmo o seu psicológico vai estar mais tranquilo e com o raciocínio mais leve.

Escolha em primeiro lugar o que deseja fazer, pode ser uma caminhada mais tranquila, musculação, corrida, bicicleta, dança. Você deve escolher o que agrada a você, é importante que você pratique um exercício que te faça bem e não apenas por obrigação.

Combinando as informações citadas já é possível perceber que é simples identificar qual a atividade física você deve realizar.

Mesmo alguém que tenha a perfeita saúde pode se prejudicar quando exagera, tornando o exercício um mal para a saúde, por isso não se esqueça de se consultar com o profissional e se alongue e jamais desista de praticar uma atividade física.