Gravidez e Bebês

Primeiro mês de gravidez: 5 cuidados que a gestante deve ter

cuidados no primeiro mes de gestação

O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.

Devido à explosão dos hormônios, sintomas de estresse e dores de cabeça começam a surgir, mas fique tranquila, pois momentos de muita alegria estão chegando.

Enquanto isso, uma revolução acontece dentro de você: órgãos vitais do bebê começam a se desenvolver já nas primeiras semanas, período em que alguns cuidados são essenciais para evitar riscos de aborto e malformação.

Neste post, preparamos para você orientações que poderão auxiliar – e muito! – nesse momento tão especial para você e o seu bebê. Confira!

Como posso ter certeza que estou grávida?

A confirmação da gravidez geralmente é feita através de testes de gravidez disponíveis em farmácias ou por meio de exames de sangue e urina realizados por profissionais de saúde. Os testes de gravidez caseiros detectam a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina, que é produzido durante a gravidez.

Se você suspeita estar grávida, realizar um teste de gravidez é o método mais direto e confiável para obter uma confirmação. Se o teste for positivo, é importante procurar um profissional de saúde para iniciar o acompanhamento pré-natal e obter orientações adequadas para uma gestação saudável.

Sintomas do primeiro mês de gravidez

No primeiro mês de gravidez, algumas mulheres podem experimentar sintomas, embora estes variem amplamente de mulher para mulher. Alguns dos sintomas comuns do primeiro mês de gravidez podem incluir:

Atraso Menstrual: A ausência da menstruação é muitas vezes o primeiro sinal de gravidez.

Sensibilidade nos Seios: Os seios podem ficar doloridos e mais sensíveis.

Fadiga: Muitas mulheres se sentem mais cansadas do que o habitual nas primeiras semanas de gravidez.

Náuseas e Vômitos: Algumas mulheres podem começar a sentir náuseas matinais, embora isso possa ocorrer a qualquer hora do dia.

Aumento da Frequência Urinária: Pode haver um aumento na frequência com que você precisa urinar.

Alterações de Humor: Flutuações emocionais, irritabilidade ou choro fácil.

Como é a barriga do primeiro mês de gravidez?

Quanto à barriga, é pouco provável que haja um aumento visível no primeiro mês de gravidez. No início da gestação, o útero ainda é pequeno, e qualquer alteração na aparência do abdômen é mais provável devido a outros fatores, como inchaço abdominal.

A expansão real do abdômen e o crescimento visível da barriga geralmente começam a acontecer mais tarde na gravidez, geralmente a partir do segundo trimestre.

Dicas do primeiro mês de gravidez

1. De olho na alimentação

Nesse período, nada melhor que uma dieta nutritiva e equilibrada para manter a saúde de vocês sempre em dia. Invista em verduras, frutas e legumes que sejam fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco e fibras.

O ácido fólico é um nutriente importante durante os primeiros meses de gestação, pois evita os riscos de defeitos no fechamento do tubo neural do bebê (DFTNs), o que traz problemas graves como a anencefalia. Por isso, adote em seu cardápio alimentos como espinafre, brócolis, fígado bovino, grão-de-bico, laranja e abacate. Se ainda tiver dúvidas, não hesite em consultar um Nutricionista!

2. Atividades físicas são importantes

Uma caminhada durante o dia, assim como exercícios leves (Yoga e natação) ajudam a melhorar a indisposição e a sensação de cansaço comuns do primeiro trimestre de gravidez.

Além disso, desde que não sejam de alto impacto, as atividades físicas regulares auxiliam na liberação de serotonina no organismo, hormônio importante para uma gestação mais saudável e feliz.

3. Imunização no primeiro mês de gravidez

Com acompanhamento de um especialista, a gestante deve se imunizar contra doenças como rubéola e hepatite B, que podem causar problemas durante a formação do feto.

Outra atenção é com os riscos de toxoplasmose, doença causada pela transmissão de protozoários (Toxoplasma gondii) por meio das fezes de gatos. Evite comer carnes cruas e malpassadas. As frutas e verduras devem ser sempre bem lavadas. Previna-se!

4. Mudança de hábitos: cigarro e bebidas alcoólicas

Caso você seja fumante ou faça uso regular de bebidas alcoólicas, o momento certo para se evitar tais hábitos é agora. A dica também vale para o futuro papai. Por conterem altas substâncias químicas, o cigarro e o álcool podem causar problemas de malformação e riscos de doenças congênitas no bebê.

Confira nosso artigo sobre atividades que podem prejudicar o período de gravidez.

5. Automedicação é proibida

Analgésicos e antitérmicos somente com orientação médica, bem como pomadas e cosméticos. O uso contínuo de quaisquer medicamentos deve ser informado a seu médico obstetra.

Além dessas orientações para o primeiro mês de gravidez, nada mais importante que a realização  do pré-natal, acompanhamento fundamental para o desenvolvimento e saúde da criança. A consulta a um especialista poderá indicar os cuidados essenciais para a sua gestação.