Tratamentos

Dor de garganta e inchaço: Como prevenir em épocas de chuva

Com as altas temperaturas do verão o tempo fica mais instável, causando um aumento na incidência de chuvas. Portanto às vezes é inevitável tomar um banho de chuva no caminho do trabalho ou faculdade. Logo deve-se então redobrar os cuidados para se evitar inchaço e dor de garganta neste período de chuvas.

Crianças, adultos ou adolescentes, nenhuma faixa etária está livre do desconforto ao engolir, amígdalas inchadas ou rouquidão e tosse, comuns quando surge alguma inflamação na garganta.

Para se prevenir da dor de garganta e inchaço e evitar que ele evoluem para problemas mais sérios, como gripes ou pneumonia, elaboramos um texto com todos os cuidados que você deve tomar.

Como evitar dores de garganta e inchaço durante o período de chuvas

A variação de temperatura nos dias mais quentes, o hábito de permanecer com roupas molhadas no corpo e a desidratação são os principais causadores da dor de garganta e inchaço.

Para prevenir este problema basta tomar alguns cuidados simples. O primeiro deles é beber bastante água para manter o corpo hidratado e evitar o ressecamento da garganta.

Outra atitude que pode prevenir o surgimento deste incômodo é fazer uma boa alimentação, priorizando a ingestão de frutas e legumes. Na hora do banho, deixe sempre a água na temperatura ambiente, para evitar o risco de choque térmico.

Caso vá para o mar ou piscinas, não fique com roupas molhadas. No trabalho ou em casa não deixe o ar-condicionado ligado por muito tempo, apesar das altas temperaturas típicas desta época do ano.

Um cuidado que pode prevenir o aparecimento de dor de garganta e inchaço é o uso de calças ou casacos leves durante a noite, para que o corpo não fique exposto ao vento mais frio que sopra no período.

Finalmente, ao se expor ao sol, evite os horários de maior incidência de raios solares, pois a radiação e o clima seco ressecam as mucosas do nariz e da garganta.

Como tratar a dor de garganta?

Mesmo com todos estes cuidados, podem ocorrer episódios de dor de garganta e inchaço, comprometendo a saúde de quem sofre com essa enfermidade.

Para aliviar o inchaço e as dores algumas práticas simples podem ajudar. Uma delas é a preparação de um gargarejo preparado com sal e água morna. Outra solução que pode aliviar os sintomas é o consumo de pastilhas herbais.

Entretanto, estes produtos não devem ser consumidos por mais de três dias, pois por conter anestésicos podem mascarar infecções bacterianas sérias, como as causadas por estreptococos.

O uso de sprays também trazem alívio à dor de garganta e inchaço, por deixar o tecido da região dormente. Caso não deseje aplicar nenhum produto, vale também aplicar compressas de água quente na região.

O que não comer enquanto estiver com dor de garganta

Embora causem muito incômodo, a dor de garganta e inchaço tornam a alimentação muito difícil. No entanto é preciso cuidado para não ingerir produtos que possam agravar os sintomas.

Enquanto estiver sofrendo desta enfermidade, evite consumir laticínios (leite, manteiga ou sorvete), pois estes aumentam a produção de muco.

O consumo de alimentos muito açucarados também deve ser evitados, pois podem irritar a garganta. Prefira bebidas em temperatura ambiente ou mornas.

Quando procurar ajuda médica em casos de dor de garganta

Se  com todos estes cuidados dor de garganta e inchaço persistir, é preciso procurar um médico. É necessário ficar alerta caso também com os seguintes sintomas:

  • – Dor de garganta há mais de três dias
  • – Dores graves ou repetidas sem sinais de gripe;
  • – Febre acima de 38 graus;
  • – Nódulos inchados na região do pescoço;
  • – Pontos brancos na garganta e amígdalas;
  • – Garganta vermelha ou manchas escuras no topo da boca e
  • – Bolas vermelhas no pescoço ou em outras partes do corpo.

A dor de garganta e inchaço tem sua importância menosprezada por muitos, que recorrem a auto-mediação ou não buscam ajuda médica. Entretanto, como mostramos aqui, sem cuidado podem evoluir para enfermidades mais graves, causando sérios prejuízos á saúde.