Vida Saudável

7 cuidados essenciais para curtir um carnaval saudável

No calendário, fevereiro se aproxima. Isso significa que o Carnaval está quase aí, e muita gente não pensa em outra coisa além da diversão da festa momesca. Mas, além de planejar a sua fantasia, é importante se informar e tomar alguns cuidados básicos para curtir a farra.

Veja, neste post, 7 dicas para ter um carnaval saudável:

Boa alimentação

Antes das festas

Se você vai cair na folia e quer ter um carnaval saudável, comece a cuidar da sua dieta momentos antes. Evite ingerir comidas ricas em gordura, que causam estufamento e tornam a digestão mais lenta.

Para ter bastante energia, o recomendado é fazer uma refeição rica em carboidratos, com alimentos como pão, arroz e batata.

Durante as festas

Quando você já estiver na curtição, não se esqueça de comer. Não fique mais do que 4 horas sem beliscar algo e escolha os alimentos mais leves, que têm digestão mais rápida. Frutas desidratadas, sanduíches naturais e barrinhas de cereais são ótimas opções.

Controle de substâncias energéticas

Bebidas energéticas aumentam o pique para aproveitar o Carnaval, certo? É porque elas têm muita cafeína, uma substância que, se consumida em excesso, causa gastrite, atrapalha o sono e induz a arritmia cardíaca. Então, tome muito cuidado!

Cuidado com o sol

Não se esqueça de cuidar da pele se for pular Carnaval durante o dia. Os médicos dão a dica: use um chapéu e protetor solar com fator de proteção mínimo de 15. Lembre-se de reaplicar o creme de 2 em 2 horas e de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, combinado?

Descanso

Para recuperar a energia, o corpo precisa de 6 a 8 horas de sono por dia. E, se você não respeitar esse período de descanso, será muito difícil manter o ritmo animado durante todo o feriado. Para evitar o esgotamento, durma até mais tarde; se isso não for possível, tire um cochilo durante o dia.

Hidratação

Antes das festas

Assim como na alimentação, é importante se hidratar com antecedência, já que o Carnaval coincide com a estação mais quente do ano. Portanto, ingira diariamente de 2 a 3 litros de líquidos antes de partir para a farra.

Durante as festas

Para dar um chega para lá na desidratação, consuma água mineral, água de coco e bebidas isotônicas (elas repõem muitas substâncias importantes perdidas com a transpiração). Os sucos de frutas também são uma ótima opção, já que hidratam e fornecem o açúcar que repõe a energia.

Moderação no consumo de álcool

A cervejinha e as outras bebidas alcoólicas são diuréticas e, por isso, estimulam a eliminação dos líquidos — o que pode provocar desidratação. Sendo assim, modere no consumo de álcool. Melhor ainda: intercale um copo de bebida alcoólica com um de água para evitar os efeitos pesados da ressaca.

Sexo seguro

Você sabia que o sexo pode transmitir muitas doenças? Aids, sífilis e gonorreia são apenas alguns exemplos e podem, inclusive, ser passadas em uma única relação sexual. Por isso, é muito importante usar camisinha para prevenir esses problemas que vão se estender para muito além do Carnaval.

Você gostou dessas dicas para ter um carnaval saudável? Então continue com a visita em nosso blog, leia o post “Aprenda a ter um sono proveitoso e não acordar com a sensação de cansaço” e garanta o seu bem-estar durante a folia!