Vida Saudável

Como aliviar o estresse? Veja 4 exercícios físicos que podem te ajudar

Foto de pessoa aliviando o estresse meditando no nascer do sol

Entre todas as doenças do mundo moderno,o estresse é uma das que mais prejudica a qualidade de vida e afeta não apenas o corpo, mas também a mente e o emocional. Crianças, adultos, idosos, homens e mulheres, ninguém está a salvo desse mal.

O estresse pode ser considerado uma resposta do organismo às pressões da vida moderna e ao desgaste da rotina a que todos nós estamos submetidos hoje em dia. Em níveis adequados, o estresse pode até ser benéfico ao nosso corpo, nos deixando mais alertas e focados, favorecendo a aprendizagem e estimulando o desempenho intelectual.

O problema é quando os níveis de estresse se elevam demais, e causam sintomas que podem variar de irritabilidade e ansiedade à insônia, dores de cabeça e musculares, cansaço excessivo, diminuição da libido e até depressão.

Para driblar esse problema, os esportes e atividades físicas podem ser uma ótima alternativa, trazendo benefícios físicos e emocionais. Confira como aliviar o estresse e a ansiedade, as tensões do dia a dia e aproveitar todos os benefícios desses exercícios físicos que podem muito bem ser praticados por grávidas:

1 – Alongamentos

Um dos primeiros sintomas físicos do estresse é a sensação de tensão generalizada pelo corpo, acompanhada de dores musculares especialmente nos ombros, costas e pernas. Os alongamentos são uma boa maneira de relaxar o corpo e aliviar o estresse. O ideal é iniciar pelos membros superiores e seguir para os inferiores, alongando suavemente todos os músculos e membros, sem forçar além do seu limite.

Uma vantagem do alongamento é que pode ser feito em qualquer local sem necessidade de equipamentos especiais. Alongar os braços, punhos, pernas e pés, por exemplo, é um exercício simples para praticar nos intervalos do trabalho ou ao chegar em casa depois de um dia corrido.

2 – Caminhada

A caminhada, especialmente quando praticada ao ar livre (em praças ou parques, por exemplo) é uma das melhores atividades para aliviar o estresse. Além de liberar endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, caminhar melhora a circulação do sangue, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos e pode ser uma ótima oportunidade de refletir sobre os problemas ou simplesmente não pensar em nada por alguns momentos.

3 – Dança

Dançar pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse e a ansiedade e para movimentar o corpo de forma mais espontânea e divertida. Apesar de exigir uma certa dose de concentração, a dança permite uma amplitude de movimentos que fortalece os músculos e exercita o corpo. O ritmo da música também acalma a mente e favorece a interação com o parceiro, trazendo inúmeros benefícios físicos e psicológicos.

4 – Tai chi chuan

Essa arte marcial chinesa não envolve chutes, socos ou exercícios de impacto. Pelo contrário, o Tai chi chuan pode ser considerado uma forma de meditação que envolve movimentos circulares e posturas que exercitam o corpo e melhoram a saúde.

A prática exige uma respiração lenta e contínua, que tranquiliza a mente, equilibra os batimentos cardíacos e melhora a circulação do sangue. Por isso, o Tai chi chuan oferece diversos benefícios, como aliviar o estresse, corrigir a postura e melhorar a autoestima.

A prática de atividades físicas pode ser uma ótima maneira de ajudar as gravidinhas a aliviar as tensões, melhorar a qualidade do sono, aumentar a disposição e oferecer diversos benefícios ao corpo e à mente, como aliviar o estresse e a ansiedade.

E você, pratica algum esporte ou exercício físico para prevenir ou combater o estresse? Conte pra gente nos comentários!