Odontologia

Clareamento dos dentes: recuperando a beleza de seu sorriso

Foto de sorriso com clareamento dental e dentes mais brancos

Ter dentes saudáveis e bonitos é o sonho da maioria das pessoas. Para conseguir uma brancura satisfatória, muitas pessoas recorrem do clareamento dos dentes feito no consultório odontológico.

É natural que os dentes de uma pessoa chamem a atenção. Sempre que conhecemos alguém reparamos, ainda que de forma inconsciente, em seus dentes.

Dentes brancos refletem higiene e cuidado. Eles nos dizem que aquela pessoa se preocupa com a própria saúde e coma sua estética.

Mas nem todos os dentes são brancos como neve. Muitos fatores podem amarelar os dentes com o passar do tempo, como a alimentação e os hábitos que levamos.

Para resolver esse contratempo, os dentistas oferecem a opção de realizar um clareamento dos dentes.

Nesse artigo explicaremos como acontece o clareamento dos dentes, e quais são os fatores que mais comprometem a brancura de seu sorriso.

Porque os dentes amarelam, e como melhorar isso

Muitos fatores estão relacionados aos dentes amarelos. Abaixo, listaremos os principais fatores que influencia na cor dos seus dentes, e mostraremos como tratar e como prevenir que isso aconteça.

Alimentação

Sem nenhuma dúvida, a alimentação influencia diretamente na cor de seus dentes.

O consumo de alimentos e bebidas possuem pigmentos (naturais ou industriais) que interferem na cor dos dentes.

Dentre as bebidas, o café, o chá preto e os refrigerantes despontam como os grandes vilões contra a brancura dos dentes.

Nos alimentos, podemos citar o tomate e a cenoura como dois detentores desses pigmentos que amarelam os dentes. Em alguns casos até água muito carregada com flúor também pode causar o aspecto amarelo.

Lembramos que você não precisa excluir completamente esses ingredientes de sua dieta, mas sim consumi-los esporadicamente.

Assim, você aprecia os sabores sem comprometer o sorriso.

Medicamentos

O uso excessivo de alguns antibióticos também poderá amarelar os dentes. A tetraciclina é uma das grandes vilãs nesse quesito.

Hereditariedade

Em raras exceções, a cor amarela pode ser fruto de material genético, sem ter influência de nenhuma das alternativas citadas anteriormente.

Má higienização

A má higienização bucal com certeza é determinante na cor dos dentes. Se você não realiza escovações com a devida frequência, não utiliza fio dental e não usa água para limpar os dentes, então a tendência é que seus dentes amarelem.

Tabagismo

O tabaco é responsável por diversos problemas, entre eles a má qualidade dos dentes. O excesso de química sugada pela boca no momento do trago impregna e amarela os dentes, causando mau-hálito e má aparência com o decorrer do tempo.

Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dos dentes

Listamos abaixo 5 coisas que você precisa saber quando for realizar o clareamento dos dentes:

1. É natural que o dente não fique absolutamente branco

Isso pode acontecer porque alguns dentes simplesmente não são brancos como papel. É necessário que você converse com o seu dentista e entenda as possibilidades de clareamento para a cor específica de seu dente.

2. Creme dental clareador não resolverá sozinho

Ainda que prometam resolver todos os problemas, as pastas de dente clareadoras não substituem o procedimento profissional.

3. Existem contra indicações

Pessoas com hipersensibilidade nos dentes não são indicadas a fazerem clareamento. O procedimento poderá gerar uma inflamação aguda de difícil tratamento.

3. O tratamento não é vitalício

Não basta fazer clareamento uma única vez na vida. Você precisará repetir o procedimento a mais ou menos cada 2 anos para manter seus dentes sempre brancos.

5. É necessário mudar os hábitos

Após o tratamento, os dentes ficarão mais sensíveis e com maior aderência a pigmentos que podem escurecê-lo Por isso, o tratamento não é indicado para fumantes ou pessoas que consomem muito café.

O clareamento dos dentes realizado em um consultório, pelas mãos de um dentista especializado que trará uma beleza renovadora a seus dentes.

No entanto, adotar novos hábitos de forma que esse clareamento dure mais tempo ajudará na saúde geral de sua boca.

Dentes amarelos passam uma má impressão de falta de cuidados e falta de higiene. Por isso a realização de um procedimento de clareamento dos dentes pode ser a solução para trazer de volta o brilho de seu sorriso.