Exames Tratamentos

Dor de ouvido: principais causas e tratamentos

Imagem de pessoa com dor de ouvido tratamento e sintomas

A dor de ouvido pode variar de um leve incômodo a uma dor incapacitante. Qualquer que seja a situação, é comum que exista uma preocupação – levando a uma experiência estressante.

Nossos ouvidos são responsáveis não apenas pela audição, mas também por manter nosso equilíbrio e regular a pressão do ar. Mas, apesar dos trabalhos cruciais que realizam, as orelhas são estruturas delicadas.

Diversas coisas podem causar dor de ouvido, incluindo acúmulo de cera ou infecções. Além disso, um ouvido dolorido pode ser causado por outra parte do seu corpo, como ranger os dentes durante o sono.

Se você ou um ente querido estiver com dor de ouvido, saiba mais sobre as possíveis causas e tratamentos logo a seguir.

Principais causas da dor de ouvido

A dor de ouvido pode ser causada pelos mais variados motivos. Confira quais são os principais deles:

1. Acúmulo de cera

A cera de ouvido é uma substância antibacteriana que é continuamente produzida pelo corpo para proteger e lubrificar os ouvidos. Com a mastigação e outros movimentos da mandíbula, a cera normalmente sai de cada orelha e descama da pele. Como tal, as orelhas são projetadas para serem “autolimpantes”. 

Às vezes, no entanto, a cera pode se acumular, endurecer e bloquear o canal auditivo – causando dor de ouvido e interferindo na audição.

Um médico pode remover com segurança a cera acumulada no ouvido. Não tente removê-lo você mesmo com um cotonete ou outro objeto – isso pode empurrar a cera mais fundo no canal auditivo, dificultando a remoção e possivelmente danificando o tímpano.

2. Barotrauma

O barotrauma ocorre quando a pressão do ar no ouvido não corresponde à pressão do ar no ambiente externo. Essa pressão de ar desequilibrada pode impedir que o tímpano vibre normalmente.

Normalmente, a Trompa de Eustáquio, uma passagem estreita para o ouvido médio, é capaz de regular e equalizar a pressão do ar em ambos os lados do tímpano. No entanto, se a pressão do ar externo mudar muito rapidamente – como quando um avião está subindo após a decolagem ou descendo para o pouso – a Trompa de Eustáquio pode não ser capaz de responder com rapidez suficiente para equalizar a pressão. Como resultado, os sintomas de barotrauma de ouvido podem se desenvolver, como dor de ouvido, sensação de entupimento no ouvido e perda auditiva leve a moderada.

Para combater os efeitos do barotrauma, pode ser útil bocejar, engolir ou mascar chiclete durante a subida e descida de um voo. Se os sintomas forem graves ou durarem mais do que alguns dias, é melhor consultar um médico.

3. Otite externa (ouvido de nadador)

Uma infecção no canal auditivo externo, o ouvido de nadador é frequentemente causada pela água que permanece presa no ouvido após nadar ou tomar banho, criando um ambiente úmido que serve como um terreno ideal para bactérias.

Os sintomas da otite externa incluem dor de ouvido, inchaço e coceira. Um médico pode prescrever colírios antibióticos para ajudar a resolver a infecção.

4. Infecção de ouvido (otite média)

Como resultado do resfriado comum, alergias ou infecção sinusal, o muco pode se acumular atrás do tímpano e prender um vírus ou bactéria. Uma infecção de ouvido pode causar dor e inflamação no ouvido.

Se não for tratada, a infecção pode piorar, se espalhar e possivelmente levar à perda auditiva. Depois de diagnosticar a causa subjacente da infecção, o médico pode prescrever um tratamento com antibióticos (para uma infecção bacteriana) ou um anti-histamínico, descongestionante nasal ou esteróide.

5. Reflexo de outras condições

A dor de ouvido às vezes é proveniente de outra parte do corpo. Por exemplo, uma dor de dente, amigdalite ou artrite cervical (pescoço) pode afetar o ouvido porque os nervos da face e do pescoço passam muito perto do ouvido interno.

6. Um objeto estranho no ouvido

Um objeto estranho pode ficar preso no canal auditivo. As crianças, por exemplo, tendem a inserir objetos nos ouvidos por curiosidade.

Um objeto estranho alojado no ouvido pode causar:

  • Dor aguda ou maçante
  • Drenagem do ouvido
  • Perda de audição
  • Uma infecção

Uma pessoa tentando remover o objeto em casa pode inadvertidamente empurrá-lo mais para dentro do canal auditivo. Em vez disso, consulte um profissional de saúde, que usa ferramentas e procedimentos especialmente desenvolvidos para remover esses objetos.

Como saber se o ouvido está inflamado ou infeccionado?

Determinar se o ouvido está inflamado ou infeccionado requer avaliação médica adequada. No entanto, existem alguns sinais e sintomas que podem indicar uma possível inflamação ou infecção no ouvido. Aqui estão alguns sinais comuns a serem observados:

Dor no ouvido: A dor é um sintoma comum tanto na inflamação como na infecção do ouvido. Pode variar de leve a intensa e piorar ao tocar ou puxar a orelha.

Sensação de pressão ou plenitude: Muitas vezes, pode haver uma sensação de pressão ou plenitude no ouvido afetado, como se houvesse algo bloqueando.

Dificuldade de audição: A inflamação ou infecção no ouvido pode causar uma diminuição na audição ou sensação de ouvido entupido.

Corrimento do ouvido: Em casos de infecção no ouvido, pode ocorrer um aumento de secreção ou pus saindo do ouvido. O fluido pode ter uma coloração amarelada, esverdeada ou sanguinolenta.

Zumbido no ouvido: Algumas pessoas podem experimentar zumbido ou ruídos no ouvido afetado.

Febre: A presença de febre pode indicar uma possível infecção no ouvido.

Quando a dor de ouvido é perigosa?

A dor de ouvido pode ser causada por várias condições, desde infecções simples até problemas mais sérios. Embora muitos casos de dor de ouvido sejam temporários e não representem um risco significativo, há situações em que a dor de ouvido pode indicar uma condição mais séria.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dor de ouvido persistente, especialmente se acompanhada de outros sintomas como perda de audição, febre, drenagem de líquido pelo ouvido ou alterações na audição, é crucial procurar avaliação médica. Um profissional de saúde pode determinar a causa da dor de ouvido e recomendar o tratamento apropriado, evitando complicações potenciais.

Tratamentos para dor de ouvido

Geralmente, o tratamento para a dor de ouvido inicia com a prescrição de medicamentos para alívio da dor. Remédios como Paracetamol (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) podem ajudar em curto prazo.

A recuperação de uma infecção no ouvido geralmente é espontânea, portanto, o tratamento nem sempre é necessário. No entanto, um médico pode prescrever antibióticos se a infecção for bacteriana.

Em alguns casos, entretanto, é preciso que seja realizado um trabalho mais profundo para analisar a causa e a gravidade da dor. Um médico trabalhará para estabelecer a causa da dor de ouvido e poderá recomendar um ou mais dos seguintes:

  • Uma receita para medicação para dor mais forte
  • A remoção de objeto que possa estar dentro do ouvido
  • Um encaminhamento a um dentista, se um problema como ranger de dentes ou uma mordida incorreta for responsável pela dor de ouvido
  • Um encaminhamento a um psicólogo, se o estresse e a ansiedade estiverem contribuindo

Quando consultar um médico?

A dor de ouvido pode se resolver por conta própria. Mas se a dor for intensa ou o ouvido estiver sangrando, a pessoa precisa de cuidados médicos imediatos.

Se você tiver algum dos seguintes, deve consultar um médico:

  • Uma dor de ouvido que persiste por mais de 3 dias
  • Infecções de ouvido recorrentes
  • Inchaço ao redor da orelha
  • Fluido saindo do ouvido
  • Perda auditiva ou outra alteração na audição
  • Dor de garganta severa
  • Vômito
  • Tontura
  • Febre ou calafrios

Além disso, se ocorrer dor de ouvido aguda em alguém com algum dos seguintes problemas de saúde, deve consultar um médico:

  • Diabetes
  • Uma doença neurológica
  • Doença cardíaca
  • Doença pulmonar
  • Doença renal
  • Sistema imunológico enfraquecido

Você já conhecia as principais causas e tratamentos para a dor de ouvido? Quer buscar o auxílio de um médico? Agende sua consulta agora mesmo!