Vida Saudável

Opções de lazer para idoso em Fortaleza

Muitos quando envelhecem deixam de praticar atividades físicas e adotam um estilo de vida sedentário. Isso acontece porque o idoso as vezes não se sente motivado a praticar alguma atividade, ou não conhece opções de lazer para idosos.

E nessa fase da vida existe uma deterioração das articulações dos ossos e outras estruturas do corpo humano que vão dificultando o movimento, por isso, para tirar o idoso dessa condição, uma das soluções mais indicadas por médicos, e educadores físicos, é a prática de atividades físicas.

Mas onde encontrar opções de lazer para idoso em Fortaleza? Porque é tão importante que eles dediquem um tempo para a diversão e atividades extras?

Opções de lazer para idoso em Fortaleza

Fortaleza é conhecida pela sua belas praias, culinária e muito vento durante o ano todo.

Por isso, é uma das poucas cidades do nordeste brasileiro com opções de lazer para os idosos que proporciona uma excelente condição de vida aos ar livre, apesar das altas temperaturas.

Pensando no público idoso, selecionamos algumas opções de lazer destinada a quem mora na capital ou pela região Metropolitana.

Projeto “Saúde Bombeiro e Sociedade”

No Ceará, o Corpo de Bombeiros realiza em 456 locais o projeto que visa transformar a vida do idoso em dias mais ativos, não só no sentido dos exercícios físicos, mas também de viver com mais intensidade.

Hoje, cerca de 30 mil pessoas estão cadastradas nesse programa, com participação gratuita.

Em Fortaleza, existem 245 núcleos, sendo que alguns deles estão na Praça do Seart, a Praça do Conjunto Polar, e em algumas instituições, como o Lar Torres de Melo, em escolas, quartéis do Corpo de Bombeiros e polos de lazer.

Cada local possui um horário específicos em que as atividades acontecem. Mas de modo geral, elas podem ocorrer nas segundas e quartas-feiras, das 6h às 7h da manhã ou das 17h às 18h. Algumas sedes tem atividades nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

Quem tiver interesse em participar, é só comparecer ao local em que estão acontecendo as atividades, falar com o bombeiro responsável e dizer que tem interesse.

Será requisitado um atestado médico, mostrando que o idoso pode realizar atividades físicas.

Mais informações pelo telefone (85) 3101-2677 ou (85) 3101-6585. Eles também divulgam informações através da fan page do projeto no Facebook!

Projeto “Cidade Amiga do Idoso” 

Presente em diversos bairros da Capital, essa é mais uma oportunidade para se exercitar e aproveitar as academias para a terceira idade que estão sendo instaladas em Fortaleza.

A iniciativa foi criada pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) e articulada pela Coordenadoria de Idosos (COID).

Hoje, são mais de 11 academias espalhadas em diversos bairros da cidade, como nas regiões do João XXIII, Parangaba, Lago Jacareí e Gentilândia.

As academias foram planejadas para a terceira idade, pois os equipamentos não possuem grande carga que podem ser realizadas com baixo atrito. Os equipamentos não possuem quinas, os parafusos são embutidos e os assentos são arredondados, o que evita acidentes dos usuários.

Você pode conferir mais informações sobre o projeto neste link.

Sesc 

O SESC (Serviço Social do Comércio), entidade integrante do sistema Fecormério-CE, é uma referências em todo o Ceará com atividades direcionadas aos idosos.

Em Fortaleza, é um dos espaços mais conhecidos para as pessoas na melhor idade que procuram manter uma vida ativa.

Diversas atividades são oferecidas, como hidroginástica, yoga, tai chi chuan e lian gong.

As atividades direcionadas aos idosos são promovidas principalmente pelo Trabalho Social com Idosos (TSI).

Além disso, o SESC oferece outras linhas de trabalho como Protagonismo e Autonomia da Pessoa Idosa, Direitos Sociais e Cidadania, Memória e Histórias de Vida, Expressões Artístico-Culturais e Espiritualidade.

Todo mês o Sesc renova a sua programação nos mais variados eventos e atividades.

Além disso, no espaço acontece diversas palestras motivacionais e cursos que possam criar mais motivação para aqueles que já chegaram na terceira idade.

As inscrições para o TSI estão ocorrendo até o dia 31/08/2017, confira abaixo mais informações:

Período: de 17 de julho a 31 de agosto
Horário: 8h30 às 11h – 13h30 às 16h
Valor: R$ 88,60 (matrícula e emissão da carteira)
Documentos: RG, CPF, comprovante de residência.
Mais informações: (85) 3452.9086

Porque fazer uma atividade na terceira idade?

Praticar uma atividade ajuda a fortalecer os músculos, e assim o idoso consegue caminhas melhor além de prevenir doenças como osteoporose, depressão e diabetes.

E quais os outros benefícios da realização de atividades físicas para o idoso? Confira:

  • Previne e ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões;
  • Melhora da força muscular, diminuindo o risco de quedas e facilita os movimentos dos braços, pernas e tronco;
  • Diminui o consumo de remédios dando sensação de bem-estar, reduzindo as dores;
  • Aumenta apetite;
  • Melhora o condicionamento físico geral;
  • Aumenta a proximidade com outras pessoas, criando vínculos de amizades;
  • Contribui para a autoestima, confiança e aceitação da imagem, trazendo mais bem-estar geral.

E como pode ser feita?

O indicado é que seja realizado em dias intercalados, mas sempre sob prescrição do médico geriatra e orientados por um fisioterapeuta devidamente qualificado.

Assim, a cidade de Fortaleza conta com opções de lazer para idoso de acordo com a característica de cada pessoal. O que ela precisa é estar disposta a fazer a fim de ter uma vida mais saudável e plena.