Ortodontia (Aparelho)

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

Os benefícios do aparelho ortodôntico muitas vezes vão além das mudanças físicas, de uma mordida melhorada e dentes mais retos – também é uma ótima maneira de melhorar a autoestima de uma pessoa. 

Embora ter dentes bonitos e retos seja importante, ainda mais importante é a necessidade de aliviar quaisquer possíveis problemas de saúde associados aos dentes ou mandíbula. Afinal, problemas ortodônticos que não são tratados podem levar a dificuldades de mastigação e digestão, deficiências na fala e desgaste anormal das superfícies dos dentes. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tratamento com aparelho ortodôntico!

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade que tem como foco tratar os problemas relacionados à correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. Além da aparência, podemos citar os dentes tortos ou com mau encaixe, tornando a chamada “mordida” desalinhada, o que pode causar dificuldade na higiene bucal, dores de cabeça, ATM (disfunção da articulação temporomandibular), dores da região do pescoço, descendo para ombros e costas e até a perda precoce de dentes devido à deterioração e algumas doenças.

Com o aparelho ortodôntico, a correção estética é feita – tornando sua saúde bucal muito mais saudável.

Razões para o tratamento com aparelho ortodôntico

  • Problemas respiratórios ou de deglutição – A respiração bucal pode levar ao ronco e à apneia do sono.
  • Mordida cruzada – Um ou mais dentes superiores mordem dentro dos dentes inferiores (em direção à língua).
  • Apinhamento dental – Envolvendo dentes extras ou dentes mal posicionados.
  • Mordida profunda – Os dentes anteriores inferiores mordem o tecido superior dos dentes superiores.
  • Dentes perdidos ou extras – Devido a cáries, lesões ou problemas hereditários.
  • Autoestima – Um sorriso atraente pode aumentar a autoimagem e a confiança de uma pessoa.
  • Espaçamento entre os dentes – Os dentes estão faltando ou podem ser muito pequenos / muito grandes.
  • Problemas de fala, mastigação ou mordida – Resultam de oclusão inadequada e alinhamento da mandíbula

Específico para crianças:

  • Chupar o dedo ou o polegar – Esses hábitos podem causar protrusão dos dentes incisivos superiores e constrição do maxilar superior.
  • Dentes saindo da posição – Podem ser guiados para o alinhamento adequado.

Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

Metálico

Esse é o tipo de aparelho ortodôntico mais comum. Trata-se de um aparelho fixo, formado por bandas, fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.  Para ter resultados efetivos, é importante que o paciente realize as manutenções conforme cronograma combinado com o profissional. É importante também o cuidado por parte do paciente em relação à higienização do aparelho ortodôntico.

Estético

Este tipo de aparelho também é fixo e tem a mesma função do metálico: corrigir dentes tortos e desalinhados. Entretanto, esse modelo é feito de materiais transparentes, sendo mais discretos e com uma aparência estética superior ao aparelho metálico. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira.  Além de super discretos, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente.

Invisível

Este tipo de aparelho é removível (uma vez que você pode retirar para comer, facilitando assim a sua higienização), e trabalha com a tecnologia baseada no mapeamento 3D da arcada de cada paciente, garantindo assim que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final seja visto antecipadamente através dos softwares. 

O acessório é feito de plástico transparente, com espessura previamente programada e exerce uma força mais precisa e direcionada nos dentes, promovendo a movimentação em menos tempo. Além da estética, proporciona menos dor ou desconforto para o paciente, podendo em alguns casos, levar menos tempo de tratamentos que os aparelhos convencionais.

Comece agora seu tratamento!

Na Clínica SiM você encontra o aparelho ortodôntico que melhor atende a sua necessidade. Nossos ortodontistas estão preparados para recomendar o tipo de aparelho que melhor se adequa ao seu tratamento, trazendo o sorriso que você merece. Agende a sua avaliação com nossos profissionais em uma unidade pertinho de você.

Como marcar consulta com dentista (Ortodontia (Aparelho))?

Você pode marcar sua consulta com dentista sem sair de casa, diretamente pelo site. Veja o passo a passo de como marcar a consulta:

  1. Acesso o Portal de Agendamento;
  2. Escolha o opção Odontologia;
  3. Escolha a especialidade Ortodontia (Aparelho) ou outra que desejar;
  4. Escolha o dia que deseja realizar a consulta;
  5. Escolha a clínica e o horário disponível que deseja realizar a consulta;
  6. Clique em Continuar e finalize o seu agendamento.

Você também pode marcar sua consulta pela Central de Atendimento ou pelo WhatsApp.