A dermatologia é a área da medicina especializada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças na pele – como acne, dermatite, hanseníase, micose, entre outras. O dermatologista também atua no acompanhamento de tratamentos e intervenções estéticas na pele como retirada de sinais e verrugas.
Um dermatologista diagnostica e trata uma ampla gama de condições da pele. Ao observar sua pele, eles também podem identificar sintomas que podem apontar para uma condição interna, como problemas no estômago, rins ou tireóide.
Isso não é tudo que os dermatologistas fazem. Eles podem realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, como remoção de verrugas ou biópsias de pele. Alguns se especializam na realização de cirurgias maiores, como a remoção de cistos.
Dermatologistas também tratam problemas de pele que afetam sua aparência, e muitos têm treinamento para fornecer tratamentos cosméticos como redução de linhas de expressão do rosto, preenchimentos, peelings químicos e muito mais.
Um dermatologista pode diagnosticar e tratar mais de 3.000 condições que afetam a pele, unhas e cabelos. Algumas das condições mais comuns que tratam incluem:
A pele é um dos órgãos mais importantes do ser humano, sendo responsável pela proteção do nosso organismo, regularização da temperatura de nosso corpo e pelas sensações que sentimos, como frio e calor. Por estar exposta ao ambiente, nossa pele está sujeita a agressões, sendo muito importante cuidar bem dela e buscar a ajuda de um especialista. Além da pele, o dermatologista trata também dos cabelos, de unhas e mucosas.
Deve-se procurar o dermatologista quando tiver micoses, queda de cabelo, caspas, verrugas, manchas ou lesões na pele ou suspeita de câncer de pele. Quem pensa em fazer intervenções estéticas na pele, como retirada de sinais, deve se consultar com o dermatologista para avaliar a situação.
Acne, manchas na pele, micose, coceira, queda de cabelo, entre outros sintomas são tratados por profissionais dermatologistas.
Eletrocauterização, biópsia de pele, pequenas cirurgias.