Biópsia

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

Para que serve a biópsia?

Para que seja feito o correto diagnóstico e identificação do tipo câncer ou outras doenças, é necessária a realização de uma biópsia (que pode ser incisional, excisional ou de outro tipo) que consiste na retirada de um pequeno fragmento de parte do corpo ou mesmo de um órgão ou lesão com um todo. É um procedimento cirúrgico rápido, pouco doloroso e bastante seguro que pode ser feito tanto em sala do cirurgia como em consultório  

A biópsia é também é utilizado para identificar outros tipos de doença atém do câncer, como:

  • Doenças auto-imune;
  • Doenças inflamatórias;
  • Infecções.

Com o avanço da tecnologia, o exame de biópsia evolui bastante, não sendo mais necessário a retirada de grandes fragmentos de parte do corpo. Hoje, é possível fazer a biópsia com pequenos fragmentos e em alguns casos, apenas uma aspiração com seringa. 

Quando a biópsia é indicada?

O exame é indicado antes de qualquer tipo de tratamento, pois só com o material coletado, será possível identificar a presença ou não do câncer, o tipo de doença presente e o tratamento mais indicado a ser feito.

Alguns tipos de biópsia:

Biópsia incisional

Remove apenas um pequeno fragmento da lesão ou tumor. 

Biópsia excisional

Realizado por meio de cirurgia, é feita a remoção de todo o tecido afetado. Opção mais comum para lesões suspeitas de melanoma, que é um tio de câncer de pele que começa nas células produtores de pigmento da pele.

Biópsia aspirativa

Com uma seringa e uma agulha, o médico vai posicionar a seringa no nódulo e fazer a aspiração do material, que posteriormente será colocado em um frasco e enviado para análise microscópica.

Biópsias disponíveis na Clínica SiM:

  • Biópsia de pele;
  • Mucosa
  • Tumores superficiais de tecido

Marcar exame Biópsia . Ou ligue 0800 357 6060 e agende seu exame.