Profilaxia (Limpeza)
Orçamento após consulta
A profilaxia, também conhecida como limpeza dentária, é um tratamento que busca prevenir doenças bucais e periodontais. Em geral, os procedimentos mais comuns utilizados na limpeza dentária incluem a raspagem e o polimento dentário, removendo o tártaro, a placa bacteriana de dentes e manchas.
O tártaro e a placa bacteriana podem provocar a inflamação da gengiva, também conhecida como gengivite. Quando inflamada, se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma inflamação nos tecidos de suporte dos dentes – a periodontite -, causando perda do osso de suporte, mobilidade dental e até a perda dos dentes.
O que é profilaxia?
A profilaxia dentária é um procedimento de limpeza realizado para limpar completamente os dentes e melhorar a inflamação da gengiva. Como tal, a profilaxia é um tratamento odontológico importante para deter a progressão da doença periodontal e gengivite.
Razões para profilaxia / limpeza dentária
A profilaxia é um excelente procedimento para ajudar a manter a cavidade oral em boa saúde e também interromper a progressão da doença gengival.
Aqui estão alguns dos benefícios da profilaxia:
- Remoção de tártaro – O tártaro e o acúmulo de placa, tanto acima quanto abaixo da linha da gengiva, podem causar sérios problemas se não forem tratados. Mesmo usando as melhores técnicas de escovação e uso de fio dental, pode ser impossível remover detritos, bactérias e depósitos das bolsas periodontais.
- Estética – Se você é um amante de chá, café ou vinho, provavelmente seu sorriso contém manchas descoloridas. A profilaxia pode livrar os dentes dessas manchas desagradáveis e devolver o seu sorriso brilhante.
- Hálito fresco – A doença periodontal é muitas vezes traz um mau hálito persistente (halitose). O mau hálito é geralmente causado por uma combinação de depósitos crônicos de bactérias abaixo da linha da gengiva, restos de comida não removidos na língua ou doença periodontal. A remoção de placa e das bactérias melhora visivelmente o hálito e alivia a irritação.
- Identificação de problemas de saúde – Muitos problemas de saúde se apresentam primeiro ao dentista. Como a profilaxia envolve um exame minucioso de toda a cavidade oral, o dentista é capaz de rastrear o câncer bucal, avaliar o risco de periodontite e, muitas vezes, detectar sinais de problemas médicos – como diabetes e problemas renais.
Como é feita a limpeza dentária?
A profilaxia é geralmente realizada em várias etapas:
- Limpeza supragengival – Limpeza completa da área acima da linha da gengiva com ferramentas de descamação para livrá-las das placas.
- Limpeza subgengival – Este é o passo mais importante para pacientes com doença periodontal porque o dentista é capaz de remover a sujeira acumulada nas bolsas periodontais e abaixo da linha da gengiva.
- Alisamento radicular – Por fim, é feito um alisamento da raiz do dente para eliminar quaisquer bactérias remanescentes. Essas bactérias são extremamente perigosas para quem sofre de periodontite, portanto, eliminá-las é uma das principais prioridades do dentista.
A profilaxia é recomendada duas vezes por ano como medida preventiva, mas deve ser realizada a cada 3-4 meses em pacientes com periodontite. Embora a doença gengival não possa ser completamente revertida, a profilaxia é uma das ferramentas que o dentista pode usar para interromper efetivamente seu progresso destrutivo.
Agende sua profilaxia (limpeza dentária)!
Na Clínica SiM você pode agendar sua limpeza dentária com praticidade e baixos custos. Não perca tempo e agende sua consulta!