Quais são os sintomas de infarto?
Publicado em
Você sabe quais são os sintomas de infarto? Muitas pessoas podem acreditar que os ataques cardíacos sempre envolvem uma dor no peito esmagadora. No entanto, isso nem sempre é o caso.
Embora a dor torácica súbita e intensa possa ser um sintoma, existem outros sintomas mais sutis que uma pessoa deve estar ciente. Em muitos casos, os sintomas de um ataque cardíaco começam lentamente, em vez de causar uma sensação de dor repentina.
Aprender como é um ataque cardíaco pode ajudá-lo a procurar por um atendimento imediato. Com isso, torna-se possível evitar maiores complicações.
Quer entender melhor quais são os sintomas de infarto? Confira logo a seguir!
O que é um infarto?
Antes de falarmos sobre quais são os sintomas de infarto, é importante compreender exatamente do que se trata um infarto.
Um infarto acontece quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado ou cortado. Se não houver sangue rico em oxigênio suficiente fluindo para o coração, isso pode causar danos à área afetada. Como resultado, o músculo cardíaco começa a morrer.
Quando seu coração não está recebendo o sangue e o oxigênio necessários para funcionar corretamente pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e outras complicações graves.
É importante ressaltar que um infarto é uma emergência médica com risco de vida. Quanto mais cedo você receber tratamento médico que restaure o fluxo sanguíneo normal para o coração, maiores serão as chances de um resultado bem-sucedido.
Quais são os sintomas de infarto?
Afinal, quais são os sintomas de infarto?
Embora esses sintomas possam variar de pessoa para pessoa e entre homens e mulheres, existem alguns sinais de alerta comuns que merecem atenção.
Uma pessoa que tem mais sintomas tem mais probabilidade de ter um infarto. No entanto, um ataque cardíaco ainda pode ocorrer com poucos ou vagos sintomas.
Os sintomas de um infarto incluem:
Dor ou desconforto no peito
Dor no peito ou desconforto que não desaparece pode ser um sintoma de um infarto. Geralmente, essa dor fica concentrada no centro ou no lado esquerdo do peito. Pode durar mais do que alguns minutos, ou pode ir e vir.
A dor ou desconforto no peito pode parecer:
- Pressão intensa ou mais leve
- Aperto
- Dor
Além disso, de acordo com o National Heart, Lung, and Blood Institute, em algumas pessoas, a dor no peito pode parecer azia ou indigestão.
Desconforto na parte superior do corpo
Uma pessoa que está tendo um infarto pode notar desconforto em outras áreas da parte superior do corpo. Por exemplo, algumas outras áreas em que uma pessoa pode sentir desconforto incluem:
- Um ou ambos os braços
- Parte superior das costas
- Ombro
- Mandíbula e dentes
- Pescoço
- Parte superior da barriga
Quando uma pessoa sente dor ou desconforto nessas áreas devido a um infarto, a dor geralmente irradia do peito. As mulheres são mais propensas do que os homens a experimentar esse tipo de dor relacionada a um ataque cardíaco.
Falta de ar
Uma pessoa que está tendo um infarto pode experimentar um sintoma conhecido como falta de ar. Isso pode ocorrer como o único sintoma ou estar combinado com dor no peito ou desconforto na parte superior do corpo.
Uma pessoa pode notar falta de ar enquanto descansa ou faz apenas atividades leves.
Outros sintomas
Em 2021, a American Heart Association (AHA) divulgou diretrizes para ajudar os médicos a diagnosticar a dor no peito para identificar casos com risco de infarto. As diretrizes afirmam que os médicos devem considerar um possível diagnóstico de ataque cardíaco em pessoas com os seguintes sintomas em conjunto com a dor no peito:
- Sudorese
- Respiração rápida
- Frequência cardíaca rápida
- Pressão sanguínea baixa
Em pessoas com mais de 75 anos de idade, a AHA observa que os médicos devem considerar o diagnóstico de um ataque cardíaco se a dor no peito acompanhar sintomas como:
- Falta de ar
- Desmaio
- Delírio
- Quedas inexplicáveis
Algumas pessoas também relatam sentimentos de aumento da fadiga nos dias que antecederam um infarto. As mulheres são mais propensas do que os homens a experimentar esse sintoma.
É importante destacar que algumas pessoas não sentem dor no peito quando sofrem um infarto.
Qual é a duração dos sintomas?
Já vimos quais são os sintomas de infarto. Mas por quanto tempo esses sintomas permanecem?
Geralmente, os sintomas de infarto duram mais de 10 minutos. Além disso, os sintomas – especialmente dor ou pressão no peito – também podem desaparecer e voltar por várias horas.
O que fazer em casos de infarto?
Se uma pessoa acredita que está tendo um infarto, é recomendado ligar para a emergência imediatamente. A chance de sobreviver a um ataque cardíaco aumenta quanto mais cedo uma pessoa recebe tratamento.
Como prevenir um infarto?
Aqui estão algumas dicas saudáveis para o coração para reduzir a probabilidade de um infarto:
- Evite fumar
- Faça exercícios regulares
- Mantenha uma dieta saudável para o coração
- Mantenha um peso corporal saudável
- Reduza a ingestão de álcool
- Cuide da sua saúde mental
- Gerencie pressão alta e colesterol
- Para pessoas com diabetes, gerencie os níveis de açúcar no sangue
Agora que você conhece quais são os sintomas de infarto, pode reconhecê-los para agir rapidamente e aumentar as chances de sobrevivência. Além disso, se você tem 45 anos ou mais, é recomendado consultar seu médico para um exame de saúde do coração regularmente.
Durante um exame de saúde do coração, seu médico avaliará seus fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo:
- Pressão sanguínea
- Colesterol
- Dieta
- Níveis de atividade física
- Histórico médico e familiar