Câncer de mama: 5 verdades sobre a doença
Publicado em
O câncer de mama é uma doença resultado de complexas interações entre fatores genéticos e ambientais, podendo ser controlada ou evitada com medidas que favoreçam a saúde como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável para evitar o excesso de peso, evitar o uso do cigarro e álcool.
Toda mulher acima de 40 anos deve fazer mamografia e ultrassom anualmente
Toda paciente acima dos 40 anos de idade com queixas ou sem queixas de dores, com ou sem histórico câncer de mama na família tem a obrigação de ir anualmente ao especialista e fazer os exames de rastreamento da doença como mamografia e ultrassom.
Nem todo nódulo mamário é câncer
Na verdade, muitos nódulos mamários são completamente benignos e só será possível a indicação do diagnóstico de câncer de mama com o acompanhamento de cada nódulo com a identificação e análise de suas características por meio de exames como a biópsia.
Usar desodorante não causa câncer de mama
O câncer se relaciona a mutações genéticas ou a mutação de DNA. A princípio, nenhum desodorante tem a capacidade de causar câncer de mama.
Mulheres sem histórico familiar de câncer de mama também podem desenvolver a doença
A verdade é que existe sim uma influência familiar, parentesco de primeiro ou segundo grau pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença. No entanto existem muitas mulheres sem histórico da doença na família que por não ter nenhum cuidado e não fazer o acompanhamento preventivo anual recomendado, pode desenvolver a doença do câncer de mama.
Câncer de mama tem cura
A ciência evoluiu a ponto que cada vez mais existem linhas terapêuticas de tratamento. Algumas dessas opções terapêuticas ou procedimentos que pode tratar e curar os pacientes com câncer de mama são: cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia.