Como aliviar o estresse? Veja 4 exercícios físicos que podem te ajudar
Publicado em
Entre todas as doenças do mundo moderno, o estresse é uma das que mais prejudica a qualidade de vida e afeta não apenas o corpo, mas também a mente e o emocional. Crianças, adultos, idosos, homens e mulheres, ninguém está a salvo desse mal.
O estresse pode ser considerado uma resposta do organismo às pressões da vida moderna e ao desgaste da rotina a que todos nós estamos submetidos hoje em dia. Em níveis adequados, o estresse pode até ser benéfico ao nosso corpo, nos deixando mais alertas e focados, favorecendo a aprendizagem e estimulando o desempenho intelectual.
O problema é quando os níveis de estresse se elevam demais, e causam sintomas que podem variar de irritabilidade e ansiedade à insônia, dores de cabeça e musculares, cansaço excessivo, diminuição da libido e até depressão.
Para driblar esse problema, os esportes e atividades físicas podem ser uma ótima alternativa, trazendo benefícios físicos e emocionais. Confira como aliviar o estresse e a ansiedade, as tensões do dia a dia e aproveitar todos os benefícios desses exercícios físicos que podem muito bem ser praticados por grávidas.
O que é o estresse?
O estresse é uma resposta do organismo a qualquer demanda ou pressão que seja percebida como desafiadora, ameaçadora ou excessiva. É uma reação natural do corpo diante de situações que exigem adaptação ou superação.
Isso pode ser desencadeado por eventos externos, como problemas no trabalho, relacionamentos conflituosos, ou por fatores internos, como preocupações, medos ou expectativas.
Estresse aguda x estresse crônico
O estresse agudo é uma resposta imediata e de curto prazo a uma situação específica. Por exemplo, se sentir estressado antes de uma apresentação importante ou de um exame.
Já o estresse crônico é uma resposta prolongada a situações contínuas ou recorrentes, como problemas financeiros, conflitos familiares ou pressões no trabalho. Esse tipo de estresse pode ter efeitos prejudiciais à saúde física e mental se não for gerenciado adequadamente.
Ligação dos exercícios físicos e estresse
Os exercícios físicos têm um papel importante na gestão do estresse. Durante a prática de atividade física, o corpo libera endorfina, neurotransmissores que têm efeitos positivos no humor, reduzindo a percepção de dor e promovendo uma sensação de bem-estar. Além disso, os exercícios físicos regulares podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo.
Benefícios dos exercícios físicos
Como dito anteriormente, os exercícios físicos são fundamentais para o ser humano, tanto para a saúde mental quanto para a física. Veja agora algumas vantagens de praticar exercícios:
Redução do estresse e da ansiedade: como mencionado, os exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, que ajudam a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, proporcionando uma sensação de relaxamento e calma.
Melhora do humor: a prática regular de atividade física pode ajudar a melhorar o humor e reduzir os sintomas de depressão, aumentando a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão associados ao bem-estar emocional.
Aumento da autoestima: o exercício físico regular pode melhorar a autoestima e a autoconfiança, ajudando as pessoas a se sentirem mais competentes e capazes de lidar com os desafios da vida cotidiana.
Melhora da qualidade do sono: a prática de atividade física regular pode promover um sono mais repousante e restaurador, o que contribui para a saúde mental e o bem-estar geral.
Dicas de exercícios para aliviar o estresse
1 – Alongamentos
Um dos primeiros sintomas físicos do estresse é a sensação de tensão generalizada pelo corpo, acompanhada de dores musculares especialmente nos ombros, costas e pernas. Os alongamentos são uma boa maneira de relaxar o corpo e aliviar o estresse. O ideal é iniciar pelos membros superiores e seguir para os inferiores, alongando suavemente todos os músculos e membros, sem forçar além do seu limite.
Uma vantagem do alongamento é que pode ser feito em qualquer local sem necessidade de equipamentos especiais. Alongar os braços, punhos, pernas e pés, por exemplo, é um exercício simples para praticar nos intervalos do trabalho ou ao chegar em casa depois de um dia corrido.
2 – Caminhada
A caminhada, especialmente quando praticada ao ar livre (em praças ou parques, por exemplo) é uma das melhores atividades para aliviar o estresse. Além de liberar endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, caminhar melhora a circulação do sangue, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos e pode ser uma ótima oportunidade de refletir sobre os problemas ou simplesmente não pensar em nada por alguns momentos.
3 – Dança
Dançar pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse e a ansiedade e para movimentar o corpo de forma mais espontânea e divertida. Apesar de exigir uma certa dose de concentração, a dança permite uma amplitude de movimentos que fortalece os músculos e exercita o corpo. O ritmo da música também acalma a mente e favorece a interação com o parceiro, trazendo inúmeros benefícios físicos e psicológicos.
4 – Tai chi chuan
Essa arte marcial chinesa não envolve chutes, socos ou exercícios de impacto. Pelo contrário, o Tai chi chuan pode ser considerado uma forma de meditação que envolve movimentos circulares e posturas que exercitam o corpo e melhoram a saúde.
A prática exige uma respiração lenta e contínua, que tranquiliza a mente, equilibra os batimentos cardíacos e melhora a circulação do sangue. Por isso, o Tai chi chuan oferece diversos benefícios, como aliviar o estresse, corrigir a postura e melhorar a autoestima.
A prática de atividades físicas pode ser uma ótima maneira de ajudar as gravidinhas a aliviar as tensões, melhorar a qualidade do sono, aumentar a disposição e oferecer diversos benefícios ao corpo e à mente, como aliviar o estresse e a ansiedade.
E você, pratica algum esporte ou exercício físico para prevenir ou combater o estresse? Conte pra gente nos comentários!