As 6 melhores posições para dormir na gravidez
Publicado em
Com o parto e a chegada do bebê em alguns meses, tudo o que a gestante deve fazer é aproveitar para dormir bastante e se preparar para as noites amamentando e ninando o bebê. No entanto, a barrigona da gravidez acaba atrapalhando a mulher na hora de dormir e, apesar das tentativas, muitas vezes é difícil encontrar uma posição confortável na cama.
Quer descobrir quais são as melhores posições para dormir na gravidez e conseguir uma noite tranquila de sono? Confira o nosso post!
6 posições para dormir na gravidez
Qualquer posição para dormir na gravidez
No primeiro trimestre a barriga ainda nem está aparecendo e a mulher ainda consegue dormir bem em qualquer posição que quiser, mesmo de bruços. Com os hormônios da gravidez em alta, sono e cansaço é o que não falta, então essa acaba sendo a fase em que a mulher grávida mais dorme — cerca de 10 a 12 horas.
De lado
A partir do segundo trimestre, essa é a melhor posição para a maioria das grávidas. Como a barriga já cresceu um pouco, dormir de bruços fica cada vez mais difícil e, com a mulher deitada de lado, a barriga consegue se apoiar bem no colchão.
Virada para o lado esquerdo
No final da gravidez, o útero está tão grande e pesado que ele pode comprimir a veia cava, uma das veias mais importantes para a circulação do sangue no corpo. Para evitar isso, é necessário que a grávida durma virada para o lado esquerdo, pelo menos a maior parte da noite. Assim, a veia cava é descomprimida, há uma circulação sanguínea adequada tanto para a mamãe quanto para o bebê e o inchaço nas pernas é reduzido.
Com a cabeceira da cama elevada
À medida que o útero cresce, a pressão sobre o diafragma, o músculo responsável pela respiração, aumenta, dando a sensação de falta de ar. Além de manter a calma e respirar pela boca, mais devagar e mais profundamente por uns cinco minutos, a mulher pode elevar a cabeceira colocando catálogos ou tijolos sob os pés da cama. Com a cabeça mais elevada, o peso da barriga não fica em cima do diafragma e a respiração fica mais fácil.
Rodeada de travesseiros
Os travesseiros ajudam a aumentar o conforto durante a noite e a garantir a melhor posição. Em geral, um travesseiro extra sob a cabeça já ajuda a reduzir a falta de ar e deixa a respiração mais livre, enquanto que o travesseiro entre as pernas encaixa o quadril e reduz a sobrecarga das costas.
Já para sustentar a barriga de lado, dá para usar um travesseiro comum ou apostar em um travesseiro mais longo e que abraça toda a lateral do corpo — pode ser encontrado em lojas especializadas.
A posição mais confortável para você
Apesar de todas essas dicas, não existe um manual a ser seguido para dormir na gravidez. A maioria das mulheres ficam mais confortáveis deitadas de lado durante a gestação, mas outras conseguem continuar dormindo de bruços por parte da noite, apesar do tamanho da barriga.
Dessa forma, como o bebê está bem protegido dentro do útero, não é necessário ter medo de machucá-lo durante a noite. A mulher pode e deve escolher a posição mais confortável para ela.
Quer melhorar ainda mais a sua noite de sono? Confira agora alguns exercícios físicos que podem te ajudar a aliviar o estresse!
Alimentação e sono influenciam no sono da grávida?
Sim, a alimentação e o sono têm uma influência significativa na qualidade do sono das grávidas. Durante a gestação, o corpo passa por várias mudanças hormonais e físicas, o que pode afetar o padrão de sono. Tanto a alimentação quanto os hábitos de sono desempenham papéis importantes nesse contexto.
Alimentação
Por exemplo, consumir grandes quantidades de alimentos antes de dormir pode causar desconforto gástrico e azia, prejudicando o sono. Além disso, você pode optar por refeições balanceadas e ricas em nutrientes contribui para o bem-estar geral e pode ajudar a evitar desconfortos digestivos.
Sono
É importante ter horários consistentes para deitar e acordar, pois ajuda a regular o relógio biológico, promovendo um sono mais saudável. Outra dica é manter o quarto escuro, silencioso e confortável pode facilitar o processo de dormir.
Grávidas podem se beneficiar de técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, para reduzir a ansiedade e promover um sono mais tranquilo. Além disso, evitar o consumo de cafeína e reduzir a ingestão de líquidos antes de dormir pode ajudar a minimizar as idas frequentes ao banheiro durante a noite.
Vale ressaltar que ao longo da gravidez, as necessidades e desafios podem variar. Caso a grávida esteja enfrentando dificuldades significativas com o sono, é aconselhável conversar com um profissional de saúde para obter orientações personalizadas e garantir que a gestante esteja adotando práticas saudáveis que promovam um sono adequado para o seu bem-estar e o do bebê.