Gravidez e Bebês

Dor de cabeça na gravidez – o que fazer?

mulher com dor de cabeça na gravidez

Dor de cabeça na gravidez: tudo que precisa saber

Dor de cabeça durante a gravidez é uma queixa comum entre as mulheres. É importante entender que existem diferentes tipos de dores de cabeça e algumas delas podem ser normais durante a gestação, enquanto outras podem requerer atenção médica

É perigoso grávida ter dor de cabeça?

A presença de dor de cabeça durante a gravidez nem sempre é motivo de preocupação, pois é um sintoma comum e geralmente não representa um risco direto para a saúde da mãe ou do bebê. No entanto, em alguns casos, a dor de cabeça pode ser um sinal de um problema subjacente mais sério, exigindo atenção médica.

Quando a dor de cabeça é preocupante na gravidez?

A presença de dor de cabeça durante a gravidez não é incomum, mas em alguns casos, pode indicar condições mais sérias que exigem atenção médica. Aqui estão alguns sinais de que a dor de cabeça pode ser preocupante:

Intensidade e persistência

Dor de cabeça intensa e persistente, especialmente se for diferente das dores de cabeça usuais da gestante, pode ser um sinal de alerta.

Acompanhada de outros sintomas

e a dor de cabeça vier acompanhada de visão turva, inchaço repentino, dores abdominais ou pressão arterial elevada, pode ser indicativo de complicações como pré-eclâmpsia.

Aumento frequente da intensidade

Um aumento frequente na intensidade das dores de cabeça ao longo do tempo pode ser motivo de preocupação e requer avaliação médica.

Como é a dor de cabeça de pré-eclâmpsia?

A pré-eclâmpsia é uma condição séria que afeta algumas gestantes e pode causar dores de cabeça específicas. Características da dor de cabeça associada à pré-eclâmpsia incluem:

Dor Intensa e Pulsante

As dores de cabeça relacionadas à pré-eclâmpsia geralmente são intensas, pulsantes e não aliviam com repouso.

Acompanhada de Outros Sintomas

Essas dores de cabeça são frequentemente acompanhadas por sintomas como inchaço súbito, pressão arterial elevada, visão turva, dores abdominais e náuseas.

Persistência e Agravamento

A dor de cabeça devido à pré-eclâmpsia tende a persistir e agravar-se com o tempo, tornando-se um sintoma preocupante que requer avaliação médica imediata.

É fundamental que qualquer dor de cabeça que cause preocupação durante a gravidez seja discutida com um profissional de saúde para avaliação adequada e determinação da melhor abordagem para cada caso específico.

O que fazer quando se tem dor de cabeça na gravidez?

Passou a ter dor de cabeça após engravidar? Saiba que mesmo mulheres que não tinham crises antes de engravidar podem ter episódios de dores de cabeça intensa, acompanhadas de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao barulho, que são sintomas característicos da dor de cabeça.

Essas crises são mais comuns no primeiro trimestre da gravidez e se devem às grandes mudanças hormonais pelos quais seu corpo está passando — especialmente de progesterona, hormônio que facilita o relaxamento do útero e dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial, o que pode causar as dores.

Mas lembre-se de que é muito importante que você fale sempre com seu obstetra sobre dores de cabeça intensas, principalmente se elas acontecerem no fim da gravidez e vierem acompanhadas de inchaços súbitos nas mãos e tornozelos ou da sensação de luzes piscando.

Esses podem ser sinais de pré-eclâmpsia, que é um aumento da pressão arterial que pode trazer sérias complicações para você e seu bebê — nunca tome nenhum remédio sem o conhecimento do seu médico.

Como há restrições para o uso de medicamentos durante a gravidez, já que muitas substâncias podem causar má-formação no bebê, trazemos nesse post algumas dicas de tratamentos naturais que podem ajudam a reduzir as dores e os desconfortos da dor de cabeça. Confira como aliviar a dor de cabeça na gravidez!

Fique de repouso

Durante as crises de dor de cabeça, deite-se em um ambiente silencioso, confortável, com pouca luz e procure relaxar. Exercícios físicos como caminhar ou subir escadas tendem a piorar as dores no momento de crise.

Quanto mais tensa você ficar, maior a tendência de aumentar sua pressão sanguínea e mais intensas serão as dores. Se a luz estiver incomodando coloque uma venda nos olhos para escurecer ainda mais sua vista.

Use compressas de água morna

Compressas de água morna na testa e na região das têmporas (na lateral da cabeça) também vão ajudar a diminuir a pressão sanguínea e aliviar as dores, reduzindo a sensação de latejamento.

Faça escalda pés e massagens

Peça ao seu companheiro ou algum familiar para fazer um escalda pés e uma massagem em suas pernas. O calor vai contribuir para o seu relaxamento e abrir os vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e reduzindo a pressão que chega à cabeça.

Se alimente regularmente e em porções menores

Comer mais vezes e em porções menores, mantendo uma alimentação saudável e balanceada, também ajuda a reduzir as crises de dor de cabeça. Isso porque quando comemos muito de uma única vez sobrecarregamos os órgãos envolvidos na digestão, como o pâncreas, fígado, vesícula biliar, estômago e intestino.

Esses órgãos vão precisar liberar mais compostos químicos para digerir os alimentos, o que pode causar a dor de cabeça, entre outros desconfortos. É aconselhável também evitar alimentos gordurosos, como queijos amarelos e carnes gordas, e também bebidas estimulantes como café e chocolate.

Opte por frutas frescas, castanhas, verduras e legumes, que são mais leves e fáceis de serem digeridos. Além de terem grande valor nutricional.

Beba mais água

Beber até um litro de água em 20 minutos ajuda a reduzir a maioria das crises de dor de cabeça na gravidez. A maior ingestão de água reforça a hidratação do organismo, diminuindo as dores.

Siga um horário regular de sono

O cansaço dos primeiros três meses e a dificuldade para dormir quando a barriga está maior, também podem desencadear as dores de cabeça. Procure manter um horário regular de sono para que seu organismo se acostume com essa rotina, reduzindo a tensão e prevenindo as dores.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como prevenir e tratar a dor de cabeça na gravidez? Deixe seu comentário!