Como controlar a dor de dente

dor de dente
A dor de dente pode ter várias origens. O que todos sabemos é que esse é um incomodo profundo que pode atrapalhar em toda a sua rotina.A dor de dente pode ser tão forte, que pode acometer outras partes do corpo, como ouvidos e cabeça. É muito importante, no entanto, que se identifique a causa da dor de dente para que ela possa ser devidamente tratada.De modo geral, a dor de dente é causada pela má higiene bucal.Os motivos mais comuns para dores de dente são:
  • Cárie

As cáries são bactérias que sobrevivem à base de resíduos de alimentos que não foram devidamente retirados dos dentes durante a escovação.Aos poucos, as cáries vão “cavando” um buraco no dente, e podem chegar ao nervo que o mantém ligado à gengiva, conhecido como “canal”.Quando isso acontece, o dente fica extremamente sensível, e a dor é intensa.
  • Dor reflexa

Nesse caso, a dor no dente é um reflexo de uma dor em outra parte do corpo, como ouvidos. Uma dor intensa devida a alguma inflamação no ouvido pode irradiar para os dentes, e vice versa.Ao sentir a dor de dente, você deverá visitar um odontologista para que o tratamento seja adequado ao seu quadro.Mas, existem algumas receitas caseiras que poderão lhe ajudar no tratamento de dor de dente.Acompanhe o nosso próximo tópico:

Como tratar a dor de dente de forma eficaz com receitas caseiras

Existem muitas maneiras de aliviar a dor de dente. Muitas dessas receitas são de conhecimento popular, e demonstram resultado eficaz no combate ao desconforto causado pela dor.Listaremos abaixo algumas dicas de como diminuir a dor de dente:
  • Alimentos gelados

Ao consumir alimentos gelados ou frios você sentirá uma significativa melhora na dor de dente.Você também poderá colocar um cubo de gelo enrolado em um pano sobre a região da bochecha que se aproxima no dente dolorido.No entanto, o gelo pode aumentar a sensibilidade do dente.
  • Fio dental

Ainda que doa, é essencial fazer uma limpeza detalhada no dente dolorido. Escove com cuidado, sem apertar muito, mas com muita repetição sobre ele.Em seguida, faça uso do fio dental. Muitas vezes a dor de dente é ocasionada por algum resto de alimento parado no dente. Que acaba por pressioná-lo, causando assim o incomodo.Um fio dental bem utilizado e uma escovação cuidadosa ajudarão nisso.
  • Pimenta e sal

Essa mistura combina dois ingredientes com importantes propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.Faça uma mistura com partes iguais de pimenta e de sal, em seguida misture um pouco de água, para formar uma pasta.Aplique sobre o dente dolorido e deixe por alguns minutos.
  • Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Você pode fazer uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com água oxigenada com uma pequena quantidade de água. Crie uma pasta e aplique sobre o dente.Essa mistura possui excelentes propriedades para desinfetar e aliviar a área dolorida.Além disso, agirá diretamente contra bactérias que estejam na gengiva, e podem ser as causadoras das dores.

A importância de visitar o dentista com frequência

Ainda que existam milhares de alternativas caseiras para tratar a dor de dente, é muito importante que se faça visitas frequentes ao dentista.A saúde bucal é de extrema importância, e um profissional poderá identificar e tratar rapidamente pequenos problemas.Você deve fazer consultas de maneira preventiva, ou seja, antes de sentir qualquer sintoma de doença bucal.Dessa maneira, é possível evitar que esses problemas surjam, e diminuir as chances de dor de dente.Somente um profissional de odontologia conseguirá sugerir o melhor tratamento para cada caso de dor de dente.Em casos de dor intensa e duradoura, a visita não deve ser adiada.O médico deve ser avisado de todos os sintomas e incômodos, e assim conseguirá chegar a um diagnóstico preciso sobre o seu problema.As utilizações de receitas caseiras em parceria com consultas preventivas te ajudarão a ter dentes fortes e saudáveis.A dor de dente é considerada por muitas pessoas uma das mais incômodas.Lembre-se de manter uma higiene bucal eficaz, usando escovas e cremes dentais de boa qualidade, e dedicando tempo e atenção à escovação. Dessa maneira você evitará que a dor de dente lhe incomode.
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

odontologia. dentista. raspagem. ultrassom. gengivite.

Ultrassom e raspagem: Entenda quais são os tratamentos para a gengivite

aparelho dentário. aparelho ortodontico. dentista. odonto. odontologia fortaleza.

Aparelho dentário: como aliviar a dor após a manutenção

Deixe seu comentário