Implante dentário: conheça os benefícios e como é feito
Publicado em
A perda dos dentes impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Uma maneira de recuperar isso é aplicação de implante dentário.
Ter um sorriso saudável e bonito diz respeito a várias questões da vida pessoal, social e profissional. Problemas nos dentes podem causar baixa autoestima, o que dificulta o convívio com outras pessoas e atrapalha até mesmo o desempenho no trabalho.
O sonho de ter um sorriso bonito com dentes saudáveis pode parecer distante para quem sofreu a perda de um ou mais dentes.
A perda dos dentes pode acontecer por conta de algum problema grave na arcada dentária ou ainda em decorrência de acidentes.
Quaisquer que sejam os motivos, o implante dentário se torna uma opção para recuperar os dentes perdidos, e trazer de volta junto com eles à qualidade de vida e a autoestima do paciente.
Além da questão estética, ter menos dentes na boca comprometerá diretamente a arcada dentária, pois alguns dentes serão sobrecarregados na mastigação para suprirem a ausência dos demais.
Como é feita a instalação do implante?
A perda de um ou mais dentes é sempre um momento delicado para o paciente. O dente diz respeito a questão estética, como ele se apresenta para as pessoas e como se relaciona com elas.
Imagine você perder um dente de forma repentina. Para muitas pessoas, esse é um grande pavor.
Mas o implante dentário é um tratamento que tem grande eficácia na recuperação de um dente perdido.
Diremos agora como acontece um implante dentário, o seu passo a passo e algumas curiosidades a respeito desse tratamento, que tem recuperado sorrisos há décadas. Confira o vídeo abaixo e veja como o processo funciona.
Primeiro passo: avaliação
Primeiro você será avaliado pelo periodontista. Ele irá definir se sua condição de saúde está apta para a realização de um implante, e irá definir o melhor procedimento para você.
Segundo passo: remoção do antigo dente
O médico deverá remover quaisquer resquícios do dente original que esteve naquele lugar. É necessário que o espaço esteja completamente limpo para receber o novo dente implantado.
Terceiro passo: implante de titânio
Em seguida, será realizado o implante, que na verdade diz respeito não ao dente novo, mas sim a um pino de titânio que será responsável por fixar o novo dente.
Quarto passo: implantação do pilar
É inserida uma base chamada de pilar. Ela é responsável por facilitar a cicatrização e oferece suporte ao novo dente.
Quinto passo: implantação do novo dente
O novo dente foi moldado levando em consideração o formato e a cor dos outros dentes do paciente, para que pareça o mais natural possível. Ele então será instalado sobre o pilar.
Sexto passo: finalização
O dente foi implantado, e agora o paciente deverá cuidar dele, mantendo sua higiene em dia e fazendo visitas regulares ao dentista.
O implante, embora seja um procedimento simples e que não apresenta grandes complicações após sua realização, não será feito em apenas um dia.
O médico dentista exige um tempo de cicatrização e adaptação entre a extração completa do dente danificado e a implantação do novo dente.
O tempo varia de acordo com cada paciente, e é decidido pelo dentista levando em consideração várias questões clínicas.
Curiosidades
- Qualquer pessoa acima de 17 anos pode realizar um implante dentário se necessário, desde que seja apresentada uma saúde qualificada para tal.
- É possível substituir qualquer dente com um implante.
- O implante nunca será rejeitado pelo organismo. O material utilizado é completamente compatível e aceito pelo corpo.
- O implante tem mais de 95% de chances de dar certo.
Sorriso bonito, felicidade garantida
Ter um belo sorriso é sinônimo de qualidade de vida. A saúde dos dentes é um cartão de visitas, responsável por passar nossa primeira impressão às demais pessoas.
Ainda assim, podem acontecer acidentes ou problemas que nos levem a perda dos dentes.
É importante entender que a odontologia evolui de forma eficaz e impressionante. Cada vez mais tratamentos surgem para auxiliar pacientes a manterem a qualidade de seus dentes.
Faça visitas periódicas ao dentista, e acompanhe qualquer problema aparente. Não deixe de ir às consultas por medo ou receio.