Nefrologia ou urologia: quem devo procurar?

nefrologia. médico especialista em nefrologia atendendo.
As especialidades nefrologia e urologia podem parecer semelhantes por atuarem  de maneira complementares em doenças relacionada ao sistema urinário. Entretanto, suas funções são bem distintas e, por isso, muitas  vezes ocorre uma confusão em saber quem procurar quando surge algum tipo de problema. Pensando nisso, achamos que seria interessante esclarecer essa dúvida e apresentar suas principais diferenças. 

Qual a diferença entre urologista e nefrologista?

A nomenclatura nefros vem do grego e significa rins. Sendo assim,  pela etimologia fica claro que o nefrologista é o responsável exatamente pelo trato de doenças relacionadas ao sistema urinário, entretanto, é uma especialidade exclusivamente clínica. Assim sendo, a competência cirúrgica das doenças relacionadas aos rins fica ao encargo da urologia.  O nefrologista trata de doenças como insuficiência renal, complicações renais de doenças autoimunes, hipertensão arterial, infecção urinária cálculo renal de repetição, entre outras. Sua atuação é clínica, podendo fazer tratamentos por meio de remédios, exames e orientações médicas. Sendo complementar a nefrologia, a urologia trata de doenças também relacionadas ao sistema urinário masculino e feminino, entretanto, seu principal foco são os procedimentos cirúrgicos. Trabalhando em conjunto de maneira mais ativa em procedimentos e pacientes transplantados. O médico urologista também é responsável por doenças relacionadas ao sistemas reprodutor masculino, próstata, pênis e testículos. Por conta disso, é muito comparado ao ginecologista, que cuida do sistema reprodutor feminino. Entretanto, mulheres também podem e devem procurar o urologista em determinados casos.    

Então, qual especialidade devo procurar? 

As mulheres devem procurar o urologista quando apresentarem problemas urológicos, tais como, incontinência urinária e infecção urinária, especialmente as de repetição — para avaliar os riscos de câncer de bexiga, por exemplo. É comum que as mulheres consultem um ginecologista quando apresentam sintomas dessas doenças, mas o urologista é o especialista mais indicado para tratar dessas condições.Entretanto, não existe uma resposta pronta para essa pergunta, sempre irá depender dos sintomas apresentados pelo paciente em questão. Contudo, normalmente o próprio médico pode indicar quando deverá ocorrer a consulta pela outra especialidade.Em síntese, a urologia é responsável pelo atendimento dos casos em que necessitem de intervenção cirúrgica, enquanto o nefrologia atua quando o tratamento pode ser à base de medicamentos. Com isso, o paciente poderá ter um atendimento mais especializado, e assim terá como tratar de maneira mais eficaz seus problemas.
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

Menopausa: quando e como acontece

mastologia. Mamografia feita por mastologista.

Teste genético pode evitar quimioterapia desnecessária

Deixe seu comentário