Zika, Chikungunya ou Dengue: como identificar os sintomas de cada uma delas?

sintomas zika
Durante a gravidez, muitas são as preocupações com relação à saúde. Atualmente, principalmente, em que estão tendo surtos de doenças como Zika, Chikungunya ou Dengue.Se você está preocupada com essa situação e não sabe o que fazer para aprender a identificar os sintomas dessas doenças, este post é para você! Nele, iremos explicar como elas são transmitidas e os principais sintomas. Confira:

Como são transmitidas as doenças Zika, Chikungunya ou Dengue?

Essas três doenças são transmitidas por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A única forma de evitar a contaminação é combatendo o mosquito. Desse modo, é essencial eliminar os criadouros, ou seja, locais que contenham água parada, pois é onde o mosquito costuma colocar os ovos. Por isso, esvazie garrafas e pneus, coloque tampas em caixas d’água, piscinas e outros recipientes que possam atrair o mosquito. Além disso, passar repelente também pode ajudar evitando a picada do mosquito.

Principais sintomas da Zika, Chikungunya ou Dengue

Mesmo com todos os cuidados, ainda assim é possível ser picado pelo Aedes aegypti. Portanto, conhecer os sintomas de cada afecção se torna imprescindível.

1 - Zika

Apesar do causador da transmissão ser a picada do mosquito, existe uma suspeita de que a gestante possa transmitir o zika vírus para o bebê, podendo ocasionar graves problemas nele, como a microcefalia. Além dessas formas de contaminação, há também a suspeita de que relações sexuais, saliva e leite materno podem ser fatores de risco, no entanto, nenhum destes métodos foram comprovados.De acordo com bióloga, Constância Ayres, da Fiocruz Pernambuco, o pernilongo comum também pode transmitir o vírus, causando, assim, uma mudança drástica em relação à prevenção.Os sintomas podem aparecer de 3 a 12 dias após a picada e são: febre, dor nas articulações, dor de cabeça, erupções cutâneas acompanhadas de coceiras, conjuntivite, dor abdominal, diarreia, fotofobia (aversão à luz) e pequenas feridas dentro da boca, parecidas com aftas.

2 - Chikungunya

Trata-se de uma afecção semelhante à Dengue, mas que apenas se desenvolve após sete dias do contágio. Os sintomas giram em torno das juntas, causando inflamação com dores, inchaços, vermelhidão e calor no local, além de febre, dores de cabeça, vômitos e diarreias.Apesar de afetar toda a população, podem acontecer variações em crianças (neonatal) e idosos, com sintomas ainda mais agravantes.

3 - Dengue

Os sintomas da Dengue podem ser mais intensos ou brandos dependendo do tipo de dengue:● Dengue clássica: uma forma mais branda da doença que pode durar de 5 a 7 dias, apresentando: dores de cabeça, febre alta, cansaço, dores musculares, vômitos e diarreia.● Dengue Hemorrágica: os sintomas iniciais são os mesmos da dengue clássica, mas a doença causa deficiência na coagulação sanguínea e após alguns dias ocasiona sangramentos de pequenos vasos e formação de varizes. Com a evolução, a doença pode afetar diversos órgãos e, inclusive, levar à morte.● Síndrome do choque da Dengue: é a compilação mais grave da dengue que causa queda abrupta ou ausência da pressão arterial, levando à perda de consciência. A pessoa afetada com este tipo pode ser acometida de problemas neurológicos, cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame.Apesar do conhecimento adquirido sobre a Zika, Chikungunya ou Dengue, existem exames que detectam com precisão qual o tipo da doença e o tratamento adequado, por isso, ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um médico imediatamente.Tem ainda alguma dúvida sobre como identificar os sintomas de cada uma dessas doenças? Compartilhe-a com a gente!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

Reumatologia. Reumatologista consultando paciente.

Menopausa e osteoporose: causas e tratamentos

dor de garganta. clínico geral.

Dor de garganta: principais causas e tratamentos

Deixe seu comentário