Odontologia

5 dicas de limpeza para quem usa aparelho dentário

Foto de pessoa limpando aparelho dentário. dicas de limpeza de aparelho dentário

Hoje em dia, não é difícil encontrar desde crianças até adultos que utilizam de aparelho dentário para a correção dos dentes. E uma grande preocupação dos dentistas para a manutenção do tratamento é a limpeza e higienização bucal.

Durante os anos, o ramo dentário se desenvolveu e passou a utilizar de tecnologias avançadas para melhorar o conforto do paciente e trazer resultados mais satisfatórios e eficientes para os tratamentos ortodônticos.

Entretanto, um fator que ainda continua a depender do paciente é a correta limpeza do aparelho para que se evitem possíveis problemas, como cáries e inflamações da gengiva.

Dessa maneira, se você deseja saber mais sobre dicas de limpeza que são essenciais para a manutenção e qualidade do tratamento de quem usa aparelho dentário, continue lendo o nosso artigo e descubra as vantagens de uma boa higienização bucal.

Como deve ser a higienização de quem usa aparelho dentário?

Apesar de o aparelho dentário proporcionar inúmeros benefícios para os pacientes, como o alinhamento dos dentes, uma das grandes dificuldades em relação ao seu uso é correta limpeza.

Mesmo que o paciente tenha uma boa higiene bucal, aquela sensação de ainda conter resíduos no aparelho pode ser constante. Por isso, para ajudar com que essa limpeza seja eficiente, confira 5 dicas imprescindíveis:

1. Utilize a escova correta

Você pode utilizar de uma escova dental convencional para fazer a limpeza dos seus dentes, mas uma escova ortodôntica será muito mais eficiente nesse trabalho, pois a sua estrutura irá contemplar todos os bráquetes e arco do aparelho.

2. Não esqueça o fio dental

Apesar de ser muito trabalhoso, o fio dental é essencial na higienização dos dentes, já que ele será responsável por limpar as laterais, superfícies e áreas mais inacessíveis da gengiva e dos dentes, em que a escova não consegue chegar.

3. Troque de escova regularmente

Independente do tipo de escova que o paciente utiliza, recomenda-se que ela seja trocada de 3 em 3 meses ou quando as cerdas já estiverem danificadas. Além disso, é importante que estas sejam de cerdas macias e cabeça pequena.

4. Faça a escovação da língua

Um detalhe que muitos esquecem é de escovar também a língua, pois nela pode conter resto de resíduos e também deixa a pessoa com mau hálito. Para isso, pode-se utilizar a própria escova ou um limpador lingual.

5. Cuidado na hora da escovação

O processo de escovação deve ser feito com muito cuidado, sem fazer movimentos bruscos e com bastante calma, se não deixa de ser uma preocupação com a sua saúde bucal e passar ser um prejuízo.

Através dessas dicas e orientações você poderá manter a saúde dos seus dentes, contar com um aparelho dentário limpo e seguir corretamente com o seu tratamento ortodôntico.

Dicas de instrumentos e produtos para quem usa aparelho dentário

Já que estamos falando da saúde e conforto de um sorriso alinhado e harmônico, não podemos deixar de citar alguns instrumentos e produtos essenciais durante a limpeza do aparelho dentário, a fim de facilitar e tornar eficiente o processo de higienização.

Hoje em dia, o mercado oferece diversas opções para quem usa aparelho, podendo até mesmo deixar os pacientes confusos no que é realmente necessário ter em casa e aquilo que não irá fazer grande diferença.

Quais os instrumentos que são mais indicados para as pessoas em tratamento ortodôntico?

  • Escova de dente convencional: dê preferência aquelas com cerdas macias ou médias e que tenham uma cabeça pequena.
  • Escova de dente ortodôntica: irá ajudar na limpeza dos bráquetes, tanto na parte de cima como na parte de baixo. Escolha os modelos com cerdas centrais menores.
  • Escova de dente interdental: irá ajudar na limpeza entre um bráquete e outro. Dê preferência aos modelos de cerdas finas e cabeça pequena.
  • Fio dental e passa fio: esse instrumento irá ajudar posicionar o fio dental entre os dentes e o aparelho.
  • Cera ortodôntica: esse tipo de produto é utilizado para que os bráquetes não fiquem em contato com as bochechas e lábios machucando. A cera alivia as dores, evitando aftas e outros pequenos ferimentos.

Com o uso desses equipamentos anteriores, a higienização dos dentes e do aparelho dentário será muito mais eficiente e a sua saúde bucal ficará garantida e livre de problemas.

Os cuidados necessários para quem usa aparelho dentário

Fazer o uso do aparelho dentário não é uma tarefa fácil quando se diz respeito a sua manutenção e limpeza. Toda mudança exige um custo e no caso do sorriso alinhado e harmônico, vem a nossa dedicação e cuidados com a saúde dos nossos dentes.

Para que o investimento no tratamento ortodôntico não seja inválido e que os resultados sejam visíveis e satisfatórios é necessário que o paciente tenha consciência de alguns cuidados dentários que são essenciais.

Orientações de como você pode cuidar melhor do seu aparelho

  • Atenção com a alimentação: a textura e composição dos alimentos podem trazer alguns incômodos para quem usa aparelho, como, por exemplo, comidas muito duras, com fios, pegajosas e com grande quantidade de açúcar.
  • O cuidado com a limpeza dos dentes deve ser redobrado quando se utiliza de aparelho, já que o acúmulo de resíduos será muito maior em função dessa estrutura bucal.
  • Escovação ideal: lembre-se que como o cuidado é redobrado, a escovação deve contemplar os mínimos detalhes para que nenhum acúmulo de comida fique preso aos dentes, gerando bactérias e posteriores problemas.
  • Quando o paciente não toma os devidos cuidados com a higienização é muito mais fácil o surgimento de cáries, inflamações da gengiva e infecções. Por isso, não deixe de fazer a sua correta limpeza diária.
  • Compareça sempre as manutenções que o dentista marcar e considerar necessária. O acompanhamento frequente do tratamento ortodôntico pelo especialista é fundamental na eficiência dos resultados.

Se o paciente tomar esses devidos cuidados e seguir as principais dicas de higienização e limpeza do seu aparelho dentário, dificilmente ele irá ter problemas durante o tratamento e, com certeza, o resultado final será extremamente gratificante.