Mente saudável x Produtividade: qual a relação entre elas?

mente saudavel e produtividade
Todos buscam uma maior produtividade em casa e no trabalho. Mas a rotina pode gerar muito estresse e uma mente cansada. A estafa gera irritabilidade e improdutividade, mas pequenas ações no dia a dia são capazes de manter a mente saudável e, consequentemente, melhorar a produtividade.Quer saber quais? Confira abaixo as dicas para manter sua mente saudável e garantir uma vida mais produtiva e feliz.

Exercite-se

Os exercícios físicos são grandes aliados para manter uma mente saudável. Eles induzem a produção de hormônios do bem-estar e do prazer. Além disso, a saúde da mente está diretamente ligada à do corpo. Pratique atividades físicas regularmente, ainda que de baixo impacto como uma caminhada ou hidroginástica. Cerca de 30 minutos por dia é o suficiente. O importante é se mexer! Se você estava sedentário e vai iniciar uma rotina mais intensa de exercícios, é importante fazer um checkup completo antes!

Alimente-se

Uma alimentação equilibrada é fundamental para uma mente saudável. Os alimentos são fonte de energia e de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, por isso aposte em refeições com baixo teor de açúcar e gorduras; prefira frutas, legumes e hortaliças. Não se esqueça ainda de manter-se hidratado com água e sucos naturais. Não tente inventar dietas malucas, o profissional mais indicado para equilibrar sua dieta é o Nutricionista!

Durma

Uma boa noite de sono é capaz de melhorar o humor de qualquer pessoa. Os indivíduos que mais produtivos são os que dormem bem. Se você possui algum distúrbio do sono, vale a pena marcar um horário regular para ir para a cama, retirar eletrônicos do quarto (a luz emitida por esses aparelhos pode espantar o sono) e manter os problemas fora do travesseiro. Se ainda assim, os problemas para pegar no sono persistirem, nunca se automedique e procure um neurologista.

Descanse

Trabalhar demais não significa também ser produtivo. E estender as horas no trabalho sem pausas durante o dia pode ser o pior inimigo da produtividade. A exaustão gera irritabilidade, falta de comunicação, decisões erradas e impulsivas. Controlar o tempo trabalhando é essencial para quem quer manter a mente saudável e tranquila.

Cuide-se

É preciso tirar algumas horas para cuidar de você e do que te traz momentos felizes e de prazer. Pode ser um hobby ou um jantar com amigos e familiares; um piquenique no parque, uma tarde na praia ou um passeio no shopping. Dê um tempo para os prazeres da vida.

Seja positivo

Mantenha o otimismo em seu dia a dia. Evite reclamar para não gerar uma carga negativa sobre sua mente. Além disso, nada melhor que manter os laços de amizade e de afeto com os amigos e a família. Mas, da mesma forma que existem pessoas que te elevam, há as que trazem uma carga de pessimismo e negatividade. Procure manter em seu círculo social pessoas positivas e que torçam por suas conquistas. Elas trazem bem-estar e felicidade e são uma forma de manter os aborrecimentos distantes de você. Caso você tenha problemas em manter a positividade ou precise analisar sua situação com mais cautela, procure a ajuda profissional de um psicólogo.Uma mente saudável é sinônimo de produtividade. Tenha hábitos de vida que permitam manter-se em equilíbrio na vida pessoal e profissional. Não deixe o estresse controlar suas emoções e mantenha a positividade.Uma vida feliz e produtiva é resultado de uma mente sã e equilibrada. Pense nisso!Quais são os seus hábitos para manter a produtividade? Conte para gente nos comentários!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

prevenção coronavírus. clínica popular. mulher espirrando.

Como evitar o novo coronavírus no trabalho

sensação de cansaço

Aprenda a ter um sono proveitoso e não acordar com a sensação de cansaço

Deixe seu comentário