Menopausa: saiba quando inicia a fase e como acontece
Publicado em
A menopausa marca o fim do período reprodutivo de uma mulher, muito conhecido pelas ondas de calor, um dos principais sinais de que essa nova fase chegou. Mas esse não é o único sintoma, existem uma série de outros que podem diminuir a qualidade de vida do indivíduo.
Ainda há casos em que a menopausa chega um pouco antes da hora, sendo um verdadeiro choque, afinal, a mulher deve se adaptar a essa nova realidade. Mas que nova realidade é essa?
Bem, para saber mais sobre a menopausa, continue lendo esse texto. Adentraremos mais no assunto e tiraremos essas e outras dúvidas.
Sintomas da menopausa
A menopausa chega para as mulheres entre 45 e 55 anos de idade, nesse período, a menstruação já se apresenta irregular. Engana-se quem pensa que esse quadro é só para o público feminino, o masculino também tem a sua versão e se chama Andropausa, mas não será assunto desse texto.
O diagnóstico leva em consideração todos os sintomas e também o fato de falta da menstruação por pelo menos 12 meses consecutivos. Quantos aos sintomas, os mais observados são:
- Ausência de menstruação;
- Ondas de calor repentinas;
- Suores noturnos;
- Cansaço;
- Irritabilidade e outras alterações de humos;
- Dificuldade em dormir;
- Noites mal dormidas;
- Secura vaginal;
- Queda de cabelos; e
- Diminuição da libido.
Esses sintomas fecham o quadro clínico da menopausa. Claro, para algumas mulheres é muito mais difícil que para outras, algumas apresentam somente alguns desses sintomas enquanto outras apresentam o quadro completo.
O período pré-menopausa chama-se climatério, começa próximo aos 40 anos, durando de 6 a 8 anos. Neste período não há sintomas, quando esses aparecem chama-se perimenopausa e é quando os sintomas estão mais presentes na vida da mulher.
Na pós-menopausa, 1 ano após a última menstruação a mulher é comum experienciar a atrofia vaginal e dores durante as relações sexuais.
Esse é um processo perfeitamente normal e acontece quando os ovários passam a produzir menos estrogênio e progesterona.
Menopausa precoce
Na menopausa precoce acontece a diminuição brusca dos hormônios que regulam a menstruação. Isso faz com que todos os sintomas citados acima sejam experienciados de forma intensa.
Nesses casos, o diagnóstico ocorre pela dosagem dos citados hormônios e então é identificada a causa para essa situação. Essa pode ser uma ou várias das seguintes:
- Alterações genéticas (verificado também no histórico);
- Doenças autoimunes;
- Deficiências enzimáticas;
- Exposição a radiações ionizantes;
- Quimioterapia;
- Infecções como caxumba, shigella e malária.
Para a menopausa pela idade (senescência) e também para a precoce o tratamento é realizado através da reposição hormonal. Assim, é possível evitar os sintomas descritos acima e também algumas das principais complicações dessa condição: osteoporose e doenças cardíacas.
Também é indicado hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e atividade física regular.
Acredita que está começando a sentir os sintomas da menopausa? Procure um ginecologista para fazer um acompanhamento do seu caso e também encontrar o melhor tratamento.