Organização pessoal: como conciliar trabalho, faculdade e gravidez?

trabalho e gravidez
Conciliar trabalho, estudo e maternidade não é tarefa fácil, mas também não chega a ser impossível. Gravidez não é doença e com bastante organização pessoal e planejamento dá para manter os estudos e o trabalho em ordem e ainda ter tudo pronto para o momento da chegada do bebê.Quer descobrir como tornar tudo isso realidade? Aqui vão algumas dicas!

Planeje

Planejamento é a palavra-chave para esse período da vida e quanto mais cedo você começar a se organizar, melhor. Registre todos os seus compromissos em uma agenda e confira as datas mais importantes: quando o bebê deve nascer? Já tem alguma consulta ou exame do pré-natal marcados? Quando serão as provas na faculdade? Tem alguma entrega de trabalho? Há algum evento especial nos próximos meses em seu emprego? Você tem alguma viagem planejada?Caso alguma prova coincida com a data do parto, você já pode conversar com o professor alguns meses antes e propor a substituição por um trabalho, por exemplo.banner-ebook-gestacao

Faça algumas mudanças no trabalho

Após o anúncio da gravidez, a legislação trabalhista protege a mulher e garante que ela não pode ser demitida sem justa causa ou realizar funções que prejudiquem o desenvolvimento do bebê.Quem trabalha com atividades de risco, que demandam muita energia física ou o manuseio de substâncias que fazem mal para o bebê podem até ser transferidas para outro setor na empresa, mas, na grande maioria dos casos, pequenas mudanças na rotina do trabalho são suficientes para garantir o bem-estar da grávida.Se você passa a maior parte do dia em pé, comece a usar meias compressivas para evitar o inchaço das pernas e o surgimento de varizes. Já se você passa o dia sentada, use um banquinho para elevar as pernas e caminhe durante 5-10 minutos a cada hora de trabalho.

Peça ajuda

As alterações hormonais da gravidez podem alterar bastante a sua energia e te deixar bem sonolenta e cansada no primeiro trimestre. Nessa fase, não tem porque continuar enfrentando tudo sozinha. Aceite que o corpo precisa de um descanso extra, de boas noites de sono e saiba quando pedir ajuda.É hora do maridão começar a ajudar mais nas tarefas de casa e de você começar a contar mais com o auxílio dos colegas de classe nos trabalhos da faculdade, por exemplo.inicio gravidez

Aproveite o segundo trimestre da gravidez

O segundo trimestre costuma ser a fase mais tranquila da gravidez: os enjoos e o cansaço do primeiro trimestre já chegaram ao fim e a barriga ainda não está tão pesada e incômoda. Aproveite esses meses para resolver a maior parte dos preparativos do bebê (enxoval, móveis, visitas a maternidades) e das questões relacionadas à faculdade (provas, entrega de trabalhos, estágios, pesquisas, etc), para chegar ao terceiro trimestre sem preocupações.

Dedique mais atenção à alimentação

Na correria do dia a dia, você até estava acostumada a passar horas sem comer ou beber água e a organização pessoal acaba ficando de lado, mas durante a gravidez é preciso ficar mais atenta à dieta.A alimentação deve ser feita de três em três horas, em porções pequenas para evitar sobrecarregar o estômago e diminuir o risco de enjoos. Por isso, é importante carregar lanches saudáveis para comer entre as refeições, como frutas, barras de cereais e biscoitos integrais.Já a água é essencial para manter o seu organismo hidratado e garantir que o bebê está recebendo sangue suficiente. Devido ao calor em excesso e as várias idas ao banheiro, grávidas desidratam facilmente e devem prevenir isso com a ingestão constante de água, sucos naturais, água de coco, frutas e saladas.

Se divirta

Apesar de tantos compromissos, é importante separar um tempo para descansar e se divertir, mesmo que seja apenas aos finais de semana. Passeie com o marido, saia para jantar com as amigas, realize exercícios físicos e vá ao cinema e aproveite ao máximo o período da gravidez.Gostou das nossas dicas de organização pessoal? Não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e ajude a outras grávidas que trabalham e estudam! Aproveite também para baixar agora nosso Guia para a mamãe de primeira viagem com dicas exclusivas para te ajudar nessa maravilhosa jornada!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

clínica popular

Clínica popular: uma alternativa para quem não tem plano de saúde

Check-up anual

Check-up anual: entenda a importância para manter a saúde em dia

Deixe seu comentário