Hipertensão: o que é e quais suas causas

hipertensão. cardiologia. cardiologista.

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é o aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo humano.

Cardiologistas alertam que a hipertensão é uma doença bem “democrática”, ela acomete pessoas em todas as fases da vida, homens e mulheres, localizadas em todas as classes sociais. Seus sintomas normalmente aparecem apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta.

Veja mais: Calor aumenta o risco de infarto?

Agende

A pressão alta tende a aumentar com a idade. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), em 2017, os dados eram de pessoas com hipertensão diagnosticada chegavam a 60,9% entre os adultos com 65 anos e mais; na pesquisa também foi constatado que o índice era menor entre aqueles com maior escolaridade, com 14,8% entre aqueles com 12 anos ou mais de estudo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a alimentação saudável é o melhor caminho, é indicado que cada pessoa consuma, no máximo, 5 gramas de sal diariamente (equivalente a cinco sachês). Entretanto, no Brasil é normal a ingestão de cerca de 12 gramas por dia, mais que o dobro recomendado. Sendo essa ingestão não somente ao sal colocado no prato e, sim, em todo o preparo até o consumo.

Cardiologistas informam que um dos principais fatores de risco para desenvolver hipertensão é a genética, cerca de 90% dos casos é herdada dos pais, entretanto, muitos outros fatores também influenciam nos níveis, entre eles:

• Fumo;

• Consumo de bebidas alcoólicas;

• Obesidade;

• Estresse;

• Elevado consumo de sal;

• Níveis altos de colesterol;

• Falta de atividade física.

Importante ressaltar também que o acompanhamento com cardiologista é necessário em todos os momentos da vida, pois a hipertensão é uma doença silenciosa, de forma que somente com a visita regular ao especialista em cardiologia a prevenção será feita de maneira eficaz. Agende sua consulta.

Agende consulta com cardiologista

Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

dor de garganta

Dor de garganta e inchaço: Como prevenir em épocas de chuva

clínica popular

Clínica popular: uma alternativa para quem não tem plano de saúde

Deixe seu comentário