Saúde e Nutrição

O que comer à noite? Saiba como ter uma alimentação mais saudável

alimentos recomendados para se comer durante a noite

À medida que anoitece, nosso organismo vai ficando mais lento e se preparando para a hora do sono. O coração começa a bater mais devagar, o fluxo de sangue para os órgãos diminui, o intestino funciona mais lentamente e a digestão, consequentemente, fica prejudicada.

Nada mais natural do que você ter que seguir uma dieta especial nesses horários para não atrapalhar o processo e acabar tendo uma noite de sono mal dormida, certo?

Quer descobrir o que comer à noite para ter uma alimentação mais saudável e uma boa noite de sono? Confira nossas dicas!

É verdade que o jantar não precisa ser uma refeição completa?

O jantar deve conter todos os nutrientes-base de qualquer outra refeição: carboidratos, proteínas e gorduras boas.

A diferença é no tamanho da refeição. Muita gente não tem tempo para almoçar devido à correria do dia e acaba descontando tudo no jantar, enchendo o estômago e dormindo com a barriga cheia. E aí está o grande erro!

O jantar deve ser uma refeição leve ou um lanche mais caprichado porque os movimentos peristálticos do estômago e do intestino ficam mais lentos durante a noite e não serão suficientes para digerir uma refeição mais pesada.

Quais alimentos devem ser evitados à noite?

Como a digestão é mais lenta à noite, é fundamental não exagerar no tamanho da porção ou ingerir alimentos que são de difícil digestão, como carne vermelha, alimentos gordurosos, cremes e queijos gordos.

Café, chá mate, chá preto, álcool e refrigerante à base de cola também não são recomendados, já que estimulam o organismo e aumentam a insônia.

O que comer à noite?

Alguns alimentos possuem substâncias que contribuem para o relaxamento do corpo e para a produção de hormônios que geram o sono e a sensação de bem-estar, ou seja, tudo o que se espera de uma boa noite de descanso.

Assim, os alimentos mais recomendados são:

  • Frutas: nozes, bananas, caju, tomate, laranja, kiwi;
  • Vegetais e leguminosas: alface, espinafre, acelga, couve, brócolis, aspargos;
  • Carboidratos: cereais integrais, semente de gergelim, aveia, linhaça, chia;
  • Proteínas: carnes magras, como frango, atum e outros peixes, iogurte, leite desnatado, queijo magro, soja;
  • Outros: gengibre, canela, vinagre de maçã, gelatina;
  • Bebidas: chá de camomila, leite morno.

Qual o melhor horário para jantar?

É difícil determinar qual o melhor horário exato para realizar a última refeição do dia, já que isso depende da rotina de cada indivíduo, do tipo de atividade realizada à noite, do horário que a pessoa vai para a cama, etc.

No entanto, a recomendação é que o jantar seja ingerido pelo menos duas horas antes de dormir, para dar tempo do estômago digerir o alimento e reduzir a chance de azia, de queimação e daquela sensação de estômago cheio que atrapalha o sono.

Pode beber água à noite?

Não é uma boa ideia beber uma grande quantidade de líquidos à noite para não correr o risco de ter que levantar de madrugada para esvaziar a bexiga. Mas a recomendação é manter o corpo bem hidratado durante todo o dia, não só com água, mas também com sucos naturais, chás e frutas. Assim, quando a noite chegar, um copo de leite morno ou uma xícara de chá já devem ser suficientes para matar a sede.

Vale lembrar ainda que quem não se hidrata bem durante o dia, pode chegar em casa com sede e interpretar esse aviso do corpo como fome, “atacando” tudo o que encontra na geladeira. Mais um motivo para beber bastante líquido durante o dia!

Nossas dicas foram úteis? Então, não perca tempo e compartilhe nossas dicas em suas redes sociais para ajudar seus amigos!