Angiologia

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

angiologia. clinica popular. popular. andiologista realizando exame em paciente.

O que é Angiologia

Angiologia e Cirurgia Vascular é a especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Embora a angiologia seja uma especialidade conhecida pelo tratamento de varizes e vasinhos, esta é apenas uma parte dessa ampla especialidade. Os angiologistas são responsáveis pelos vasos da região abdominal, do tórax, do pescoço, dos membros inferiores e também dos membros superiores.

O angiologista pode atuar na correção tanto de varizes como de artérias com estenoses – artérias que sofreram estreitamento, artérias dilatadas, obstruídas ou que sofreram algum tipo de traumatismo. É uma especialidade importante visto que as varizes, recorrentes na população brasileira, são conhecidas por ser um aspecto estético e de saúde importantes, podendo causar dores e complicações em grau avançado.

O tratamento clínico normalmente é feito por mudanças nos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos. Já o tratamento cirúrgico pode ser feito através de incisões (tratamento mais comum), ou por dentro dos vasos, chamada de cirurgia endovascular.

Sintomas Relacionados

Os principais sintomas relacionados e tratados pelo angiologista/cirurgião vascular são dor nas pernas, varizes, inchaços nas veias, queimação na perna e na plantas dos pés, alteração na temperatura, formigamento, dificuldades para caminhar, entre outros.

Exames Relacionados

Hemograma, Coagulograma, Doppler venoso, Doppler arterial, Doppler de carótidas.