Exame Ácido Úrico

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

O Exame de Ácido Úrico permite uma análise da concentração de ácido úrico no corpo. Para isso, é feita uma coleta de sangue ou urina. A partir disso, é possível detectar se o rim está com seu funcionamento correto.

Confira a seguir as principais informações que você precisa saber sobre o Exame de Ácido Úrico!

O que é ácido úrico?

O ácido úrico é um produto residual que o corpo produz à medida que decompõe as purinas (que são bases nitrogenadas que ajudam a formar o DNA ). O corpo, então, remove esse ácido úrico através da urina e das fezes.

A produção de ácido úrico faz parte de um processo importante que o corpo usa para regular o fígado. No entanto, o bom funcionamento do metabolismo e da excreção intestinal e renal é fundamental para garantir que os níveis de ácido úrico não se acumulem.

Seja muito alto ou muito baixo, os níveis de ácido úrico fora da faixa saudável podem ter efeitos adversos à saúde. Se os níveis de ácido úrico estiverem fora da faixa normal, é importante gerenciá-los adequadamente.

O que é o Exame Ácido Úrico?

O Exame de Ácido Úrico mede a quantidade de ácido úrico no sangue ou na urina.

A maior parte do ácido úrico se dissolve no sangue e depois vai para os rins. A partir daí, sai do corpo através da urina. Se o seu corpo produz muito ácido úrico ou não libera o suficiente na urina, ele pode produzir cristais que se formam nas articulações. Esta condição é conhecida como gota. A gota é uma forma de artrite que causa inflamação dolorosa dentro e ao redor das articulações.

Níveis elevados de ácido úrico também podem causar outros distúrbios, incluindo cálculos renais e insuficiência renal.

Para que serve o Exame Ácido Úrico?

Um Exame de Ácido Úrico é mais frequentemente usado para:

• Ajudar a diagnosticar a gota
  • Ajudar a encontrar a causa de cálculos renais frequentes
  • Monitorar o nível de ácido úrico de pessoas submetidas a certos tratamentos contra o câncer. A quimioterapia e a radioterapia podem fazer com que altos níveis de ácido úrico entrem no sangue

Valores de referência do Exame Ácido Úrico

• Sexo masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL
  • Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL

Níveis elevados podem ser um sinal de muitas condições, incluindo gota, doença renal e câncer. Mas os resultados também podem estar acima do normal em casos de dietas ricas em alimentos com muitas purinas – incluindo feijões secos ou certos peixes, como anchovas, cavala e sardinha.

Quando fazer o Exame Ácido Úrico?

O Exame de Ácido Úrico é indicado para pessoas com risco de desenvolver doenças reumáticas e renais. Isso inclui pessoas com:

• Hipertensão arterial (pressão alta);
  • Dieta rica em proteínas;
  • Cálculos renais (pedras nos rins);
  • Uso crônico de anti-inflamatórios e diuréticos;
  • Diabetes;
  • Infecção urinária;
  • Hipertireoidismo;
  • Consumo de álcool excessivo;
  • Infecção renal.

Além disso, você também pode precisar de um Exame de Ácido Úrico se apresentar sintomas de gota ou pedras nos rins – que incluem:

• Dor e/ou inchaço nas articulações, especialmente no dedão do pé, tornozelo ou joelho
  • Pele avermelhada e brilhante ao redor das articulações
  • Articulações que ficam quentes quando tocadas
  • Dores agudas em seu abdômen, lado ou virilha
  • Dor nas costas
  • Sangue na urina
  • Vontade frequente de urinar
  • Dor ao urinar
  • Urina turva ou com mau cheiro
  • Náusea e vomito

Quanto custa exame Ácido Úrico?

O preço do exame Ácido Úrico custa o valor de A partir de R$ 11.

Assinantes SiM Mais tem desconto em exames laboratoriais, ficando no valor de R$ 9.

Quais as orientações para exame Ácido Úrico (preparatório)?

Este exame não necessita de jejum