CREATININA

Preparatório:
Este exame não necessita de jejum. Informar os medicamentos em uso.

Prazo de análise:
2 dias uteis

Orçamento de Exames Orçamento pelo WhatsApp

O que é Creatinina?

Creatinina é o exame de sangue feito para medir a dosagem dos níveis desse resíduo na corrente sanguínea. O aumento da creatinina indica problemas específicos na capacidade de filtragem do sangue.

Para que serve o exame?

É o principal exame para a análise e avaliação do funcionamento dos rins, ou seja, da função renal do paciente.

Como é feito o exame?

Existem duas formas! A mais comum é com a coleta de sangue, como acontece em outros exames como Hemograma e Colesterol. Sendo retirada uma amostra do paciente, geralmente nos braços e enviado para análise.

E também pode ser feito na urina. É necessário fazer a higienização da área genital e anal, descartar a primeira urina do período, aquela que se faz logo ao acordar e após esse descarte, o paciente começa coleta de amostras de todas as urinas durante esse período de 24h. Deve-se usar o pote fornecido pelo próprio laboratório (ou comprado em farmácias), em todas as coletas e armazenado na geladeira.

Fez a coleta? reserve na geladeira.

Assim, até completar todo o período. Em alguns casos, o especialista pode indicar que o paciente não consuma proteína ou outros alimentos específicos um dia antes do início do ciclo de coleta.

Como baixar creatinina?

Não existe algo que baixe os níveis de Creatinina. Como ela é decorrente de problemas com a função renal, primeiro é necessário identificar qual tipo e em que nível esse comprometimento renal se encontra. Somente assim é possível definir a melhor forma de tratar, que pode ser com hidratação, corte de remédio tóxicos aos rins, procedimentos que acabem com obstrução das vias urinárias, como cálculo renal e até hemodiálise.

O que é creatinina baixa?

A Creatinina é apenas um resíduo, não tendo utilidade para o corpo, por isso, logo é filtrada e expelida. Mas quando os níveis estão abaixo do normal, indicam perda de massa muscular, uma vez que é resultado da degradação da proteína dos músculos. Acontece mais em pessoas idosas e com mobilidade reduzida ou totalmente comprometida, como os acamados.

O que é creatinina alta?

É quando os rins não estão funcionando da forma correta, seja na filtragem ou na dispersão de substâncias. É considerado alto quando apresenta resultado superior a 1,2mg/dL em homens e 1,0mg/dL em mulheres.

O que é creatinina no sangue?

É um resíduo produzido pelos músculos, filtrado e expelido pelos rins.

Realize o exame CREATININA na Clínica SiM em parceria com a DASA, maior laboratório de exames do Brasil.