O Exame PSA Total / Livre pode ajudar a detectar sinais de câncer de próstata. Ele mede o nível de um biomarcador que pode indicar a condição.
O PSA é uma proteína que o corpo produz na próstata e em partes do sistema urinário. Existem diferentes formas de PSA, incluindo PSA total e livre. Eles podem se ligar a outra proteína ou flutuar livremente.
Um Exame de PSA total mede todo o PSA, incluindo os antígenos ligados e de flutuação livre. Já um teste de PSA livre mede apenas o PSA que está flutuando livremente na corrente sanguínea e não ligado a uma proteína diferente.
Um médico pode testar os níveis de PSA livre e total para compará-los. Isso ajuda a entender se o risco de câncer de próstata está presente.
Um Exame PSA Total / Livre é usado para auxiliar no diagnóstico de câncer de próstata. Se seus níveis de PSA estiverem altos, você pode ter uma condição que não é grave, como uma próstata aumentada ou inflamada, ou você pode ter câncer de próstata.
O Exame PSA Total / Livre é indicado para avaliar o risco de câncer de próstata. Além disso, você também pode fazer um teste de PSA se: